Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os estudos epidemiologicos visam o esclarecimento das doenças e dos determinantes no que se diz respeito a sua frequência e distribuição espacial e temporal, a busca de relações causa-efeito e avaliação de procedimentos terapêuticos e preventivos alternativos.
Na saúde existe tipos especificos de deliamento de estudos para estudar efeitos e diagnostico e se consideram e adaptam afatores especiais como problemas éticos e alto custo.
Os estudos epidemiologicos dezem-se analíticos quando tem como proposito de estabelecimento de relação entre causas e efeitos ou avaliação de procedimentos terapêuticos ou preventivos.

1. ESTUDOS EXPERIMENTAL: O ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

O ensaio clínico randomizado é um tipo de experimento no qual os individuos são alocadosaleatoriamente para grupos, chamados de estudos (o experimental) e controle (ou testemunha), de modo a serem submetidos ou não a uma vasina.
O ensaio clínico randomizado é considerado o padrão de exelencia, o padrão “padrão-ouro segundo terminologia muito em voga entres os expecialistas no intuido de designar o melhor entre todos nos metodos de invertigação ultilizados, em epidemiologia. O que produzevidencia e inequícovas para esclarecer uma relção causa-efeito entres dois eventos.
A caracteristica marcante do ensaio clinico randomizado, que lhe confere foros de excelencia quando comparados as demais, é a possibilidade de subdividir um grupo de participantes, de identicas caracteristicas.

2. RANDOMIZAÇÃO E INTERVENÇÃO
Cada individuo que consente em participar é colocado em processoaleatório de decisão-denominado randomização. O proposito é formar dos conjuntos com caracteristicas semelhante, ja que, procedendo-se dessa maneira, os fatores que confuniriram a interpretação dos resultados tentem-se a se distribuir igualmente nos grupos-tendo, assim, seus efeitos anulados.
2.1. ACOMPANHAMENTO DOS PARTICIPANTES E VERIFICAÇÃO DOS EFEITOS.
Cada participante, no estudo, é acompanhado,observando ou examinado, de maneira semelhante, estando ele no grupo experimental ou controle.
O objetivo a alcançar na exercução de um estudo experimental, deste tipo, consiste em introduzir um unico fator de diferença entre os grupos-que, enfatize-se, têm caracteristicas semelhantes consequentes ao uso de randonização-e em verificar o inpacto do tratamento diferencial.
Exemplos 1: eficacia davasina contra a hepatite B
Um teste para verificar a eficacia desta vasina poderia ser assim feito: com o uso da tecnica de randonização, forma-se iam dois grupos de pessoas sadias.
Exemplo 2: beneficio de exames periodicos de saúde
A eficacia dos exames periodicos dos exames de saúde poderia também ser avaliada, formando-se, por um processo aleatório de decisão, dois grupos de pessoas sadias.3. VANTAGENS E LIMITAÇÕES DO ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Algumas vantagens e limitações desta modalidade de investigação de ensaio clínico randomizado, no qual são formados grupos da alocação aleatória das pessoas, e é apontado como a melhor estrategia para investigar uma relação causa ou efeito.
Simplismente é possivel formar grupos homogeios de participantes no inicio da avaliação,procedimento estes similar ao de uma pesquisa exparimental de laboratório, bem controlada, são pradonizadas os procedimentos a serem usados, bem como empregadas as tecnicas de avaliação duplo-cega de administração de placebos.
Esta metodologia não é recente é realizada à mais de 200 anos, embora com pequenos números de idividuos mostrando que o escurbuto podia ser prevenido, em viagens maritimas de longocurso, consumo de frutas citricas (laranja e limão). No entanto, somente mais recente a partir da década de 1940, está metodologia foi mais amplamente mais empregada. A aplicação correta da metodologia, nos termos hoje conhecidos, concorre para almentar a objetividade com que tais investigações são conduzidas.
4. ESTUDO DE COORTE
Este tipo de investigação, igual ao anterior parte da...
tracking img