Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
rodução
O guaco é uma planta medicinal, nativa da Mata Atlântica, que apresenta diversas propriedades farmacológicas, destacando-se a atividade antioxidante, que está intimamente relacionada à presença de compostos fenólicos. A cumarina é um dos principais constituintes com propriedades antioxidantes da Mikania glomerata Spreng., podendo ser usada como marcador químico para o controle dequalidade de formulações a base de guaco.
O gênero Mikania, pertencente à família Asteraceae, que tem cerca de 430 espécies distribuídas principalmente na América do Sul. No Brasil, o gênero, com 171 espécies, tem sua principal área de dispersão nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A espécie Mikania glomerata Spreng., vem sendo amplamente utilizada pela população, suasfolhas são empregadas na medicina popular para tratar doenças do trato respiratório, como asma e bronquite, além de ser adjuvante no combate à tosse (Lucas, 1941; Gupta, 1995; Cabral et al., 2001; Amaral et al., 2003b).
A denominação de guaco no Brasil é utilizada para várias espécies do gênero Mikania. A espécie Mikania glomerata Spreng. Consta na 1ª Farmacopeia Brasileira (1926), porém nacomercialização é muito comum a presença de outras espécies, sendo a mais comum delas é a Mikania laevigata Schultz Bip. ex. Baker. Estas duas espécies apresentam inúmeras semelhanças, quanto a morfologia interna e externa, distribuição geográfica, habitat, composição química e ações farmacológicas. Nos trabalhos mais recentes a Mikania laevigata tem demonstrado possuir o teor de cumarina maior e asações farmacológicas mais intensas, sendo considerada uma sucedânea da Mikania glomerata Spreng. A cumarina é a substância química majoritária e existe uma relação com as ações farmacológicas, por isso, a cumarina tem sido usada como marcador químico nas apresentações farmacêuticas.





Nome vulgar: Guaco (Marcela Escher (PIBIC/CNPq), Nov. 2011)

Nome científico: Mikania glomerataSpreng. (João C. Gasparetto, Abr./Jun.2009; Paula C. P. Jun./Mar. 2009 et al.,)

Família: Asteraceae. (Jane M. Budel, Janeiro 2008)

Sinonímia vulgar: Conhecida como guaco, guaco-de-casa, guaco-do-mato, coração-de–Jesus, guaco-liso, guaco-de-cheiro, guaco-trepador, cipó-caatinga e erva-de-cobra. (Medicinas alternativas, por Paulo Eiró Gonsalves Ed.IBRASA, 1989)

Sinonímia científica: Cocaliatrilobata, Eupatropium bupleurifolium, Mikania amara, Mikania aspera, Mikania attenuata, Mikania cordifolia, Mikania guaco, Mikania hederaesfolia, Mikania laevigata, Mikania populifolia, Mikania satueiaefolia, Mikania triangularis, Willoughbya glomerata e Willoughbya parviflora. (Medicinas alternativas, por Paulo Eiró Gonsalves Ed.IBRASA, 1989)

Origem: Obtida na Farmácia As Plantas CuramPraça da Sé, nº 142 – Centro - São Paulo

Partes utilizadas: Folhas e caules

Descrição macroscópica
O guaco é uma planta de porte subarbustivo e de hábito trepadora volúvel. Seu caule é cilíndrico lenhoso, de coloração castanha acinzentada nas partes mais antigas e verdes clara nas partes próximas às pontas. As folhas possuem consistência subcoriácea, apresentam disposiçãooposta, são pecioladas, possuem contorno oval, ápice acuminado, base obtusa, arredondada ou subcodiforme e margem inteira. São trinervadas na base, com as nervuras impressas na face ventral e saliente na face dorsal.

Figura 1
Fonte:(SBFgnosia, http://sbfgnosia.org.br/Ensino/farmacobotanica_folhasraizes.html)

Apresentam consistência coriácea e medem10 a 15 cm de comprimento por 6 a 8 cm de largura. Os capítulos apresentam-se reunidos em glomérulos dispostos em inflorescências espiciformes congestas. As flores apresentam tubo curto e limbo provido de cinco lacínias triangulares. São do tipo infundibuliformes e medem cerca de 5 mm de comprimento sendo que o limbo mede 4 mm e o tubo 1 mm.
As brácteas, em conjunto formam o invólucro, são...
tracking img