Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meningite bacteriana
Mais de 80 % de todos os casos de meningite são provocados por três espécies de bactérias: Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae. As trêsencontram-se normalmente no ambiente que nos rodeia e podem inclusive viver, sem provocar qualquer dano, no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa. De maneira ocasional, estes organismos infectamo cérebro sem que se possa identificar a razão disso.
Sintomas
Os sintomas precoces mais importantes de uma meningite são a febre, a dor de cabeça, a rigidez do pescoço, a dor de garganta e osvómitos, diarreia, vómitos, hipotensão, morte.
Patogenicidade
Neisseria meningitidis apresenta como fatores antigênicos, polissacarídeos que permitem a divisão antigênica em vários subgrupos, proteínasde membrana externa (Omp) e os lipossacárides. A bactéria também possui receptores específicos dos pili meningocócicos que favorecem a sua colonização na nasofaringe; e a cápsula protege da fagocitosemediada por anticorpos.
Diagnóstico
É geralmente, tratada com antibióticos inclusive antes de ter os resultados da análise. Lesões uâneas, cianose, rigidez. Outro sinal é que o médico não consigaesticar os joelhos da criança, ao tentar levantar-lhe as pernas. A punção lombar é o exame habitual para o diagnóstico da meningite e para determinar a sua causa. Podem submeter-se as bactérias a umaanálise para determinar a sua susceptibilidade a diferentes antibióticos (antibiograma).
Tratamento
A meningite bacteriana deve ser tratada de imediato com antibióticos e também com corticosteróidespor via endovenosa para diminuir a inflamação. O tratamento implica também a administração de líquidos em função da febre, da sudação, dos vómitos e da falta de apetite.
Prognóstico
Se o tratamentofor iniciado de imediato, morrem menos de 10 % de doentes com meningite bacteriana. Mas se o diagnóstico ou o tratamento se atrasarem é mais provável que se verifiquem lesões cerebrais permanentes...
tracking img