Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
É uma anemia hemolítica adquirida especial causada por defeito intrínseco da membrana eritrocitária, que resulta em marcada sensibilidade desta à ação do complemento. Caracteriza-se por eliminação de urina escura, em geral pela manhã, uma vez que a hemólise se acentua durante o período do sono. (LORENZI et al., 2006).

O termo noturna se refere à crença de que a hemólise seriadesencadeada por acidose durante o sono; esta ativaria o complemento, que destruiria os eritrócitos com menbrana celular desprotegida. Sabe-se hoje que a hemólise acontece durante todo o dia, mas a observação de hemoglobinúria ocorre pela manhã por causa do aumento da concentração urinária durante a noite.
O quadro clínico do paciente caracteriza por anemia hemolítica intravascular, graus variáveisde insuficiência medular e tendência trombótica, geralmente manifestada por episódios trombóticos venosos em locais nobres com vasos cerebrais, território mesentéricoe supra-hepático (Budd – chiari).

Atualmente é classificada em HPN clássica, HPN subclínica e HPN associada a uma alteracão medular, como a Anemia Aplástica (AA) e Síndromes Mielodisplasicas

Na maioria dos pacientes a anemia égrave, o valor de hemoglobina muitas vezes é inferior a 6g/dL e há leucopenia ou até mesmo pancitopenia, com episódios freqüentes de infecção.

Trombose, pancitopenia e Síndrome Mielodisplásica (SMD) são as principais
complicações, ocorrendo em 28%, 15% e 8% dos casos, respectivamente.

Cerca de 65%dos pacientes com HPN sobrevivem 10 anos, sendo a trombose o principal fator de risco que afetaa sobrevida. Infecções bacterianas, SMD e leucemia são outras causas freqüentesde mortalidade. Há relatos de que em cerca de 15% dos casos possa ocorrer remissão espontânea.

O diagnóstico é feito por achados clínicos, testes de Ham e de sacrose, imunofenotipagem por citometria de fluxo e biologia molecular (estudo do gene PIG-A). Na citometria de fluxo a deficiência de GPI é detectada por umaredução na expressão dos antígenos CD55 e CD59 em eritrócitos e granulócitos; a expressão do CD14 pode também estar reduzida em monócitos.

Nos Estados Unidos estima-se um a cinco casos a cada milhão de habitantes, incidência cinco a 10 vezes menor que a de anemia aplásica.É provavelmente mais frequente no sul da Ásia e dentre os orientais.Sua história natural parece ser diferente entreamericanos e europeus quando comparados com asiáticos.No geral, as manifestações de falência medular são mais comuns em asiáticos, enquanto trombose e infecção são mais frequentes em europeus e americanos, a base desta diferença fenotípica não são conhecidas, mais importante leva-las em consideração quando se tenta um plano terapêutico.
Fisiopatologia

Na hemoglobinuria paroxística noturna ocorre umclone de células eritrocitárias anormais que apresentam sensibilidade aumentada ao efeito lítico do complemento.

Existem três caminhos pelos quais o complemento é ativado: a via clássica, a via da lectina,e os caminhos alternativos, sendo que as três resultam na geração de complexos C3- covertase, que mediam a quebra de C3 em C3a e C3b. Células HPN são mais vulneráveis a ativação do complementoatravés de qualquer dessas vias, no entanto, a via alternativa está em um estado de contínua ativação de baixo nível, o que explica porque a maioria dos pacientes com HPN têm hemólise crônica contínua.

Na HPN os eritrócitos são mais vulneráveis à lise mediada pelo complemento devido a uma redução, ou total ausência, de duas importantes proteínas do grupo glicosilfosfatidilinositol (GPI),proteínas reguladoras do complemento (CD55 e CD59). O CD59 é uma glicoproteína de peso molecular de aproximadamente 20 kDa, que interage diretamente com o complexo de ataque à membrana (MAC) para evitar a formação do poro lítico na superfície celular a partir da agregação de C9 (12;13) . A ausência desta proteína resulta em hemólise intravascular crônica, um processo que está relacionado com a...
tracking img