Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO - É A MAIOR ORGANELA DA CÉLULA

O núcleo possui (é delimitado) duas membranas lipídicas e contém o material genético da célula, A CROMATINA; um centro de produção de RNAs (RNAr e RNAt), O NUCLÉOLO; macromoléculas e muitas partículas envolvidas na manutenção e conservação da célula, 0 NUCLEOPLASMA.
FORMA DO NÚCLEO: esférico, alongado, retorcido, lobulado, achatado, discóide.
NÚMERO: ascélulas geralmente possuem apenas um núcleo, porém, algumas podem possuir dois núcleos (células do fígado – os hepatócitos, células de reabsorção óssea -os osteoclastos, que se originam dos leucócitos denominados de monócitos). Há células que fazem a expulsão/extrusão do núcleo, vivem no máximo 120 dias, é o caso dos glóbulos vermelhos/ hemácias / eritrócitos, são células anucleadas).
FORMA,TAMANHO, NÚMERO: geralmente são esféricos. Há outras formas de núcleo (consulte células: acinosas mucosas das glândulas salivares; compare os núcleos do fibroblasto e do fibrócito; dos glóbulos brancos – leucócitos; das células musculares fibras musculares). É muito importante o conhecimento da forma, do tamanho e do número, pois, são utilizados no diagnóstico clínico de malignidades (de célulascancerosas – “possuem alterações nestas características)”.
ESTRUTURA: a membrana é dupla. Sua parte externa está separada da interna por um espaço denominado de cisterna perinuclear. Em certas regiões estas membranas se fundem e formam os poros desta membrana, os quais permitem a comunicação do núcleo com o citoplasma. Só passam moléculas com tamanho menor de 11 nm. A biologia molecular já explicaesse mecanismo de transporte pelos poros. O número de poros pode chegar na ordem de milhares, fisiologia que depende da atividade metabólica celular. Como há glicoproteínas fazendo o revestimento interno do poro, surge a denominação “complexo do poro nuclear”. É possível que os poros se conectam uns com os outros pela lâmina nuclear. As proteínas do poro são morfologicamente semelhantes a anéis comestrutura bem complexa. Tipos de anéis: 1) anel citoplasmático; 2) anel radial luminal – é o anel medial; 3) anel nuclear – é o anel nucleoplasmático e 4) anel distal. Assim, essa membrana controla o transporte de macromoléculas entre estes dois meios, ajudando também na organização da cromatina.
A parte interna da membrana mantém contato direto com a lâmina nuclear, estrutura formada pelaslaminas A, B, e C da parte externa do nucleoplasma. Essa lâmina colabora e dá suporte à bicamada de fosfolipídios, é responsável pela sua regeneração após a mitose. Algumas de suas proteínas integrais mantém contato com os RNAs e até com cromossomos. Já, a parte externa da membrana, voltada para o citoplasma, é contínua como REG ou RER. Essa membrana possui uma série de filamentos intermediáriosconstituídos pela proteína vimentina, possui também ribossomos, os quais produzem proteínas para a membrana do núcleo.
NUCLEOPLASMA: é formado por grânulos de cromatina e por ribonucleoproteínas RNPs. Bioquimicamente possui: proteínas, RNA, DNA e fosfato. Recentemente, foi descoberto que no “núcleo”, onde há o nucleoplasma, existe um retículo denominado de “Retículo nucleoplasmático”, o qual tudoleva a crer que é contínuo com o RER ou REG. Esse retículo nucleoplasmático armazena cálcio para reações do núcleo. Os grânulos citados são classificados em: a) grânulos de intercromatina e b) grânulos de pericromatina.
ÁCIDOS NUCLÉICOS: DNA, RNAs principais (RNAm. RNAr e RNAt). Outros RNAs: RNA da telomerase, RNApn ou RNAsn (nucleares pequenos), RNApc (citosólico pequeno).
NUCLÉOLO: Só éobservado quando a célula se encontra na interfase do ciclo celular. Portanto, durante o processo da divisão celular, o nucléolo se desestrutura. Pode existir um, dois até três nucléolos por núcleo, dependendo da atividade metabólica e do tipo celular estudado. Em células pancreáticas exócrinas, secretoras de proteínas, o nucléolo chega a ocupar 25 % do volume do núcleo. Apresenta pequena quantidade...
tracking img