Farmacia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HEMATOLOGIA
Hemograma
Exame laboratorial de rotina para a avaliação quantitativa e qualitativa das hemácias, leucócitos e plaquetas do sangue periférico. No laboratório os hemogramas são realizados através de contadores hematológicos, as hemácias passam por cerca de 150 canais, que são micro aberturas calibradas. O número e o tamanho dos eritrócitos são medidos de acordo com as alteraçõesproduzidas na condução de eletricidade entre dois eletrodos. Quando a hemácia passa através da micro abertura calibrada, interrompe a corrente elétrica gerando um pulso. Assim o número de pulsos corresponde ao número de eritrócitos e a magnitude do pulso seu volume. O hemograma completo inclui:
A) Hematimetria: contagem de hemácias, realizada no aparelho.
B) Hemoglobina: dosagem da hemoglobina,realizada no aparelho.
C) Hematócrito: percentagem ocupada pelas hemácias em um volume total de sangue. Encontra-se diminuído em casos de anemia. É realizado no aparelho.
D) Índices Hematimétricos: são cálculos matemáticos feitos através da hematimetria, hemoglobina e hematócrito, são eles:
- Volume Globular Médio (VGM): indica o diâmetro médio das hemácias, permitindo classificar as hemáciascomo macrocíticas, normocíticas ou microcíticas.
- Hemoglobina Globular Média (HGM) e Concentração de hemoglobina globular média (CHGM) fornecem a quantidade média de hemoglobina nas hemácias, permitindo classifica-las como hipocrômicas ou normocrômicas.
- RDW ou ADE: indica o “tamanho” das hemácias, quanto maior o RDW maior será a variação no tamanho dos glóbulos.
E) Leucometria global: contagemtotal do número de leucócitos, realizado no aparelho.
F) Contagem diferencial de leucócitos: é a contagem de 100 leucócitos em esfregaço sanguíneo, diferenciando-os segundo suas variedades morfológicas.
G) Contagem de plaquetas: é realizada no aparelho, porém quando está inferior a 150 mil ou superior a 450 mil e o paciente não tem histórico é realizada a contagem manual. Esta é feita na câmarade Neaubauer, e determina o nº de plaquetas por mm3 de sangue. A amostra deve ser coletada em EDTA, citrato ou oxalato, posteriormente determina-se o HTc da mesma. Em um tubo coloca-se cerca de 2 mL de sangue e deixa repousar até que o plasma se separe espontaneamente. Posteriormente dilui-se 0,02 mL de plasma em 1 mL de salina. Preenche-se a câmara de Neaubauer e contam-se os retículos da áreacentral.
Plaquetas/mm3 = (100 – HTc)/100 x 2.500 x nº de plaquetas contadas
A contagem de plaquetas é indicada para avaliação de trombocitose, plaquetopenias e alterações morfológicas em patologias congênitas ou adquiridas. Em crianças é comum o número de plaquetas ser superior a 450 mil.
H) Hematoscopia: a sofisticada tecnologia não substitui a análise criteriosa do analista clínico,principalmente nas amostras em que o aparelho observou anomalias. È importante para diagnóstico de anemias, estado hemorrágico, infecções por hematozoários e leucemia.

Confecção do esfregaço e coloração
O esfregaço ideal deve ser livre, sem falhas e paradas, não muito espesso, nem fino demais, e sem falhas na cauda. As bordas devem apresentar eritrócitos mais separados e leucócitos bem distribuídos.A coloração utilizada é a Panótica, e é realizada nos seguintes passos:
- Submergir as lâminas no corante 1 por 10 segundos.
- Submergir as lâminas no corante 2 por 10 segundos.
- Submergir as lâminas no corante 3 por 20 segundos.
- Lavar as lâminas em água corrente, deixar secar ao ar e observar no microscópio.

3.4.3) VHS (Velocidade de hemossedimentação)
Este exame consiste emmedir a velocidade de separação entre os glóbulos vermelhos e o plasma. É útil em desordens associadas com a produção aumentada de proteínas de fase aguda, na artrite reumatoide e na tuberculose é um índice de progressão da doença. O VHS encontra-se aumentado em pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio e com linfomas. Porém, é influenciado pela idade, ciclo menstrual, endocrinopatias,...
tracking img