Farmacia hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atenção Farmacêutica na Alta Hospitalar

A Organização Mundial de Saúde – OMS define que,
O hospital é parte integrante de um sistema coordenado de saúde cuja função é dispensar à comunidade completa assistência à saúde, preventiva e curativa, incluindo serviços extensivos à família, em seu domicílio e ainda um centro de formação para os que trabalham no campo da saúde epara as pesquisas biossociais. (MAIA NETO, 2005, p. 25).
De acordo com Maia Neto (2005, p. 26) “O hospital visa, primordialmente, prevenir a doença, diagnosticar e restaurar a saúde, educar e desenvolver pesquisas.”
Com os avanços na área hospitalar houve a necessidade de uma participação maior do farmacêutico na equipe de saúde. A sua atuação é essencial dentro da farmácia, pois além de estarhabilitado a assumir atividades clínico-assistenciais, contribui para a racionalização e conseqüentemente redução de custos (GOMES & REIS, 2000).
A farmácia hospitalar segundo a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar “... é uma unidade clínica, administrativa e econômica, dirigida por um profissional farmacêutico, ligada, hierarquicamente, à direção do hospital e integrada funcionalmente comas demais unidades de assistência ao paciente” (SBRAFH, 2007, p. 8).
A atuação da farmácia hospitalar se preocupa com os resultados da assistência prestada ao paciente e não apenas com a provisão de produtos e serviços. Como unidade clínica, o foco de sua atenção deve estar no paciente, nas suas necessidades e no medicamento, como instrumento (GOMES & REIS, 2000).
Atualmente a nova definição daprática farmacêutica tem como ponto central o bem estar e a qualidade de vida do paciente. O farmacêutico passa a assumir papel fundamental juntamente com os demais profissionais da área e com a comunidade para a promoção da saúde (KISHI, 2010).
Na década de 1970 no Brasil, o farmacêutico era visto apenas como um profissional responsável pelo estabelecimento de saúde, aquele que “assinava”.Sendo assim, a população ficava sem receber à atenção clínica necessária. É somente na década de 1990 que o farmacêutico retorna as origens e reencontra a sua vocação assistencial. Surge então à atenção farmacêutica, hoje considerada a principal atividade do farmacêutico, que se baseia na anamnese, análise, orientação, seguimento, utilizando conhecimentos específicos (BISSON, 2007).
Segundo aOrganização Mundial de Saúde (OMS), entende atenção farmacêutica como:
Um conjunto de atitudes, comportamentos, compromissos, inquietações, valores éticos, funções, conhecimentos, responsabilidades e destrezas do farmacêutico na prestação da farmacoterapia, com o objetivo de alcançar resultados terapêuticos definidos voltados para a saúde e a qualidade de vida do paciente (WHO,1993).
A Associação Americana de Farmacêuticos Hospitalares – ASHP (1993) descreve os seguintes princípios que regem a atenção farmacêutica:
- Medicamentos: a atenção farmacêutica envolve desde a participação do profissional farmacêutico com relação ao melhor tratamento farmacoterapêutico (o medicamento mais indicado, forma farmacêutica, dosagem, via de administração) até o correto fornecimento domedicamento.
- Cuidado (atenção): todos os profissionais são responsáveis com o bem estar do paciente, cooperando entre si e visando o beneficio do mesmo, cabendo ao farmacêutico garantir bons resultados com o uso de medicamentos.
- Resultados: busca pela cura, redução dos sintomas, detenção do progresso da doença ou sua prevenção, o farmacêutico deve atuar de três formas:
- identificandoproblemas relacionados com medicamentos nas suas diversas manifestações;
- solucionando-os;
- prevenindo-os.
- Qualidade de vida: deve ser medida através de ferramentas especiais, com a colaboração do paciente.
- Responsabilidade: durante o tratamento, o farmacêutico deve documentar todas as suas ações em relação à obtenção de resultados e a melhora da qualidade de vida do paciente.
A função do...
tracking img