FARADAY

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


Como o campo elétrico é no interior de um condutor é nulo, essa propriedade é muito utilizada para proteger outros equipamentos que não podem sofrer influências de redes elétricas. Por exemplo em um carro, se este for atingido por uma raio, as pessoas dentro do carro não sofrem nada pois a estrutura metálica do carro serve como uma blindagem eletrostática. Outro exemplo da aplicação dablindagem eletrostática, é a gaiola de Faraday, pois mesmo em uma gaiola a blindagem eletrostática funciona, ou seja dentro de sua gaiola, mesmo que esta esteja ligada a uma rede elétrica, o passarinho não levara nenhum choque.

Na imagem abaixo, o exato momento em que um avião é atingido por um raio em plena descolagem. Não é a toa que morro de medo de raios!

É comum aviões serem atingidos pelos raios,mas como estão imersos no ambiente ionizado, o raio passa pela carcaça metálica, que forma uma "gaiola de Faraday", e continua a descida em direção ao solo, sem afectar os instrumentos de bordo. Em tempos, Michael Faraday, cientista que viveu no século XIX, desenvolveu uma proteção contra descargas atmosféricas, este dispositivo, nada mais é, do que um cubo feito de tela de fio condutor (arame,por exemplo).

Quando um raio cai sobre a tela, cada "quadrícula" da malha metálica funciona como uma espiral de bobina. A reação do raio torna o campo eletromagnético dentro da gaiola nulo, desviando para a Terra a corrente gerada.

Dizem os historiadores que, quando Faraday revelou a sua descoberta à comunidade científica da época, os seus colegas zombaram da sua teoria. Faraday acabara de setornar pai de um saudável bebé. Para provar as suas convicções, ele pegou no seu filho e, cobrindo-lhe os olhos com um pano escuro, colocou-o dentro de uma gaiola metálica. Diante das autoridades científicas, Faraday ligou um autotransformador, cujo secundário estava próximo da gaiola aterrada.

Após elevar a tensão para milhares de Volts, várias descargas (raios) atingiram a gaiola. Quando otransformador foi desligado, retirou o seu filho ileso da gaiola, para espanto de todos. O princípio de Faraday é utilizado tanto para alta quanto para baixa tensão.



Introdução
Uma Gaiola de Faraday é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos eou eletromagnéticos externos. O experimento a seguir, muito simples, evidencia uma dessas propriedade da gaiola de Faraday. Outros comentários pertinentes
A gaiola de Faraday, basicamente uma gaiola feita de um material condutor, apenas impede a entrada de campos eletrostáticos bem como os campos eletromagnéticos cujos comprimentos de onda sejam superiores ao tamanho da malha. Assim que ocomprimento de onda se aproxima do tamanho da malha a gaiola deixa de ser eficaz, como você pode constatar olhando para dentro duma simples gaiola de pássaro: a radiação luminosa, de comprimento muito inferior ao tamanho da malha, passa perfeitamente, de modo que você poderá observar o pássaro e todo o interior da gaiola.

Uma pergunta geralmente feita é a seguinte: "Já que querem impedir os presos deusarem da telefonia celular, por que não envolvem os presídios com uma simples malha metálica?"

Os telefones móveis usam radiação da ordem dos 1 800 MHz, e se você construir uma gaiola de malha apertada ela realmente irá barrará essa radiação. Mas, faça você mesmo as contas, para calcular o comprimento de onda das ondas eletromagnéticas da telefonia celular, para saber de antemão qual deverá seras dimensões dessa malha. Você chegará à conclusão que a malha deverá ficar parecida com aquelas redes metálicas que se usam na porta dos fornos de microondas, nada prático para envolver toda uma prisão!

Desenvolvendo a teoria um pouco mais perceberá que os metais (principalmente os bem polidos) refletem a luz de uma forma coerente porque a estrutura atômica condutora da superfície metálica...
tracking img