Faraday

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de Fisica
- Levar sempre consigo um pequeno bloco com o fim de tomar notas a qualquer momento.
- Manter abundante correspondência.
- Ter colaboradores com o fim de trocar idéias.
-Evitar as controvérsias.
- Verificar tudo o que lhe diziam.
- Não generalizar precipitadamente, falar e escrever da forma mais precisa possível.

De acordo com as leis da eletrostática, o campoelétrico no interior de um condutor é nulo. Esse fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática.
O primeiro cientista a praticar esse fenômeno foi o físico experimental inglês Michael Faraday(1791-1867).
Para mostrar que em um condutor metálico, as cargas se distribuem apenas em sua superfície externa, não exercendo, portanto nenhuma ação nos pontos internos, Faraday mandou construir umagaiola metálica, que passou a ser conhecida como gaiola de Faraday.
Ele Próprio colocou-se dentro da gaiola e mandou seus assistentes eletrizarem-na intensamente. Como a gaiola estava sobre suportesisolantes, faíscas chegaram a saltar do dispositivo, mas o cientista em seu interior não sofreu nenhum efeito.
Desde então, quando é necessário manter um aparelho ou equipamento elétrico ou eletrônicoa salvo das interferências elétricas externas, envolve-se o aparelho ou equipamento com uma “capa” metálica, denominada blindagem eletrostática.
É por essa razão então que aparelhos de rádio,videocassetes, reprodutores de DVD, CD player etc. são montados em caixas metálicas, garantindo que esses equipamentos estejam protegidos das descargas elétricas externas.

Blindagem eletrostática
Éimportante sabermos que quando um campo elétrico estiver no interior de certo condutor, ele será sempre nulo, sendo oco ou maciço.
Vejamos um exemplo:
Considerando um condutor oco e metálico eeletrizado, devemos saber que todas as cargas elétricas têm por fim se localizar rapidamente na sua superfície externa, se espalhando de modo que com isso o campo elétrico se torne nulo, nos pontos do...
tracking img