Faraday

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fioravante Caliman

Flávia Cardoso
Raíza Rainha
Raquel R. Rodrigues

Sistema auditivo
e Timbre

Jomar Apolinário
Física
2º ano D

Venda Nova do Imigrante-E.S
2011

Introdução
Neste trabalho iremos relatar a respeito da constituição do sistema auditivo humano e também a respeito de timbre. Sobre o aparelho auditivo falaremos de que éconstituído e de seu funcionamento. Sobre o timbre destacaremos como percebê-lo em nosso dia a dia, através de simples ações.

O aparelho auditivo

O ouvido é o órgão responsável pela captação de vibrações no ar (sons) e transformação desses, em impulsos nervosos que o cérebro “codifica”. Além dessa função, este órgão também está relacionado com o equilíbrio do corpo.
Ele é dividido em trêspartes:
* Ouvido externo é a parte que recebe as ondas sonoras;
* Ouvido médio, onde há a transformação dessas ondas em vibrações mecânicas que será transmitida para a próxima parte;
* Ouvido interno, onde as vibrações estimulam os receptores e sofrem transdução para impulsos nervosos que vão alcançar o sistema nervoso central, via nervo acústico.
O OUVIDO EXTERNO
Fazem parte doouvido externo o pavilhão articular e o canal auditivo, cujas funções são recolher e encaminhar as ondas sonoras até o tímpano. É também no canal auditivo que se dá a produção de cera, que não é mais do que uma forma de este se manter úmido e limpo. Isto porque a cera ajuda a manter as partículas de pó, sujidade e microorganismos. Será importante referir que os vulgares cotonetes não devem serintroduzidos no canal auditivo. Isto porque ajudam a empurrar a cera contra o tímpano podendo danificá-lo ou formar uma barreira que dificulta a audição. O pavilhão articular é muito desenvolvido em muitas das espécies de mamíferos terrestres (sendo fundamental na localização de presas e predadores) e é dotado de movimento. Com a evolução das espécies essa capacidade foi se perdendo. Mas ainda hojeexistem humanos que produzem pequenos movimentos com as orelhas.
O OUVIDO MÉDIO
O ouvido médio, também denominado caixa timpânica, é uma cavidade com ar, por detrás da membrana do tímpano, através da qual a energia das ondas sonoras é transmitida, do ouvido externo até a janela oval da cóclea, que está no ouvido interno. Essa transmissão de energia é efetuada através de três ossos minúsculos: (omartelo/ a bigorna/ e o estribo), que vibram solidários com o tímpano. Estes três ossos (seis se contarmos com os dos dois ouvidos) são os menores que podemos encontrar no corpo humano.
No ouvido médio existe ainda um canal, em parte ósseo, em parte fibrocartilagíneo, denominado de trompa de Eustáquio), que o mantém em contacto com a rinofaringe. Esta é a forma encontrada pela natureza de manter umapressão constante no ouvido médio. Para que isso possa acontecer, a trompa de Eustáquio abre e fecha constantemente.
A membrana do tímpano é, na realidade, constituída por três camadas, sendo a camada exterior uma continuação da pele do canal auditivo. A parcela superior da membrana denomina-se de pars flaccida, enquanto que a parcela inferior se chama pars tensa. É na parte central da parstensa que se localiza a área vibrante activa, em resposta a um estímulo sonoro. A membrana timpânica é uma estrutura auto-regenerativa, sendo por isso capaz de corrigir um furo na sua estrutura.
A cadeia de pequenos ossos, as suas articulações e ligamentos estão revestidos por uma mucosa e pode tornar-se mais ou menos tensa, pela acção de dois pequenos músculos, o do martelo e o do estribo. Atravésdeste mecanismo é possível limitar a transmissão de energia para o interior da cóclea (algo que é útil para evitar danos no ouvido interno quando estamos expostos a sons de intensidade elevada).
OUVIDO INTERNO
Recebe também o nome de labirinto. É uma estrutura complexa formada por sacos membranosos, cheios de líquido, que estão alojados dentro de cavidades na porção pétrea do osso temporal....
tracking img