FANTINE AUTOINSTRUCIONAL

2233 palavras 9 páginas
Universidade FUMEC
TRABALHO AUTOINSTRUCIONAL

Professor: Tiago Fantini
Grupo:
Amanda Garcia da Cunha
Anna Silvia Miranda Assad
Bernardo Geraci
Clara Cândido Aguiar Vasconcelos Campos
Jasmine Junqueira
Maria das Dores de Freitas Corrêa

Belo Horizonte 2015

O presente estudo tem o intuito de analisar o cenário contemporâneo atual sobre o aspecto macroeconômico. Desenvolver a crítica acerca das empresas que conseguem sobreviver nesse cenário e fazer um parâmetro com as empresas que não conseguem reagir diante da crise.
A reportagem do jornal Valor Econômico, dada como base para o início da nossa pesquisa, cita a Renner como uma dessas empresas que conseguem se desenvolver bem diante deste cenário. Outras lojas como a Hering e a Marisa, perdem vendas e encolhem a margem operacional com seu lucro caindo de janeiro a março deste ano. Os números também são visíveis no que tange a bolsa de valores, a Renner desde o começo do ano rompe os patamares e consegue grande avanço no cenário atual.
Os especialistas apontam o porquê dessas discrepâncias entre as empresas, entendendo haver um investimento ou uma estratégia diferenciada desde as origens das campanhas até medidas estratégicas mais simples, como a agressividade da comunicação. Acreditam os críticos que foi uma gestão diferenciada que fez com que a Renner atingisse esse patamar de crescimento.
O mesmo jornal no qual foi retirado a reportagem como base para nossas pesquisas, anunciam que houve uma queda de 0,4% no varejo em Abril e que os analistas esperam um Segundo trimestre ainda pior. O que faz esse pessimismo se tornar evidente é a mentalidade observada na família brasileira. As pessoas estão poupando e deixando para ter gastos com o que realmente precisa. Os produtos de limpeza e produtos domésticos tiveram um crescimento em relação às vendas. Com receio de sair e gastar nas ruas, as pessoas estão investindo para um melhor conforto dentro de casa e deixando os supérfluos para quando realmente for

Relacionados