Fantatismo Religioso

508 palavras 3 páginas
Psicologia dos Grupos

Explique o objeto, os fundamentos, objetivos e metodologia da psicossociologia.
A psicossociologia teve origem na França, com profissionais que trabalhavam intervindo em associações e no meio acadêmico. A associação precursora do pensamento psicossociologico foi a Association de Recherche et Intervention Psychosociologique (ARIP), seu desenvolvimento englobe conceitos de psicanalíse, psicologia, história, sociologia, direito, etnologia, antropologia e filosofia, o que lhes permitiu ao longo do desenvolvimento da psicossociologia a articular diversos saberes.
Esse campo disciplinar desde sua formação sofre transformações e amplia o seu campo de atuação através das análises de seus objetos de estudo. A psicanálise freudiana tem grande destaque entre as outras disciplinas, que compõem a psicossociologia. Os objetos tratados são pequenos grupos, organizações, comunidades e instituições.
A psicossociologia se volta para pesquisas e intervenções, para as condutas concretas dos indivíduos, grupos, organizações, instituições, comunidades nas várias dimensões da vida cotidiana. Ressalta importantes questões epistemológicas aproximando os termos ‘’pesquisa’’ e ‘’intervenção’’, pois recusa a ruptura entre saber profano e saber científico. Alimenta a hipótese de que o saber pode ser produzido pela experiência direta dos diversos atores que participam da intervenção, tanto os profissionais quanto os demais atores. No entanto, afirma que as competências de cada um são diferentes. Em síntese, enfatiza que não se deve minimizar o saber dos individuos e coletivos que vivem as situações concretas.
A psicossociologia não possui um objeto específico. Trabalha com as demandas que lhe são endereçadas, buscando transformações sociais , priorizando a relação entre o individuo e sociedade e convoca desse modo a conexão entre diversas disciplinas. Considera que todo objeto de trabalho (estudo, pesquisa/e ou intervenção) é dinâmica e multifacetado, ou

Relacionados