Fanfarra "a mestra"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2008

FAMA
FANFARRA:“A MESTRA”

Hélio Barbosa Ferreira 2011

2

Estava à toa na vida O meu amor me chamou Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor. A minha gente sofrida Despediu-se da dor Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor. A banda (Chico Buarque).

Traço marcante da cultura brasileira, desse autêntico Brasil do interior, as bandas e fanfarras foram, e ainda são,grandes motivos de diversão e cultura para as populações dessas cidades. Além disso, as fanfarras constituem-se em verdadeiros celeiros de músicos, servindo, muitas vezes, como o primeiro contato, a iniciação, de muitos e talentosos profissionais da música.

Regente Hélio Ferreira

3

FANFARRA:“A MESTRA”
Ÿ A importância das fanfarras na formação do indivíduo Desde as grandes civilizações daantigüidade, as fanfarras tem tomado parte em importantes momentos da vida social, estando presente ininterruptamente até os dias de hoje. A longevidade dessa formação musical se deve a vários fatores, principalmente pela relativa facilidade de organização e o grande efeito sonoro produzido. Com a complexidade e diversidade da vida musical dos dias de hoje, a verdadeira importância das fanfarraspara a vida cultural de um determinado grupo, bem como para a formação de seus indivíduos, foi um pouco negligenciada, esquecendo-se que algumas de suas características não são encontradas em nenhum dos outros agrupamentos em uso hoje em dia. Vamos analisar quais os aspectos envolvidos na prática de uma fanfarra, bem como sua influência na formação do indivíduo.
Ÿ Educando para vida O primeiroaspecto importante da prática de uma fanfarra, seja para crianças e jovens dentro de um ambiente escolar, seja para indivíduos de qualquer idade ou grupo, é a socialização prática. A disciplina cooperativa necessária à prática musical de uma fanfarra leva seus participantes da ação para a interação em grupo. Diferente de outras formas de hierarquia, onde o poder é exercido verticalmente, na fanfarrao instrutor é um orientador da atividade com muito menos “poder” que um maestro de orquestra. Essa diminuição da influência do instrutor faz com que cada participante deva ser muito mais responsável pela execução de sua parte, ao mesmo tempo em que deve estar muito mais “ligado” na atuação de seus colegas para sincronizar sua execução. A primeira conseqüência pedagógica dessa característica é quecada integrante passa a agir com mais autonomia, iniciativa própria e consciência de grupo. Esse aprendizado é fundamental, tanto na continuação da prática musical (como numa orquestra, por exemplo), quanto para a vida em sociedade. Esse aspecto, por si só, já é motivo suficiente para a prática das fanfarras, mas sua atuação na formação do indivíduo vai muito mais longe. Vejamos agora algunsaspectos musicais.

Ÿ Educando para a música Para muitos, dentre eles vários profissionais, vale o preconceito de que uma fanfarra é uma entidade inferior dentro do universo da musica. É claro que, para ouvidos educados com a herança melódica da nossa cultura, somada à crescente complexidade timbrística e rítmica da música contemporânea, uma fanfarra possa soar como demasiadamente simples. E,

4infelizmente, para muitos, simplicidade está associado à inferioridade. Esse porém não é um critério válido, nem para a arte, nem para a vida. As limitações melódicas e timbrísticas determinadas pela natureza dos instrumentos da fanfarra (principalmente pelo fato das cornetas só emitirem algumas notas da série harmônica) permitem, por outro lado, que as melodias trabalhadas sejam maistransparentes e explícitas do que num arranjo orquestral. Essa transparência e simplicidade favorecem, pedagogicamente, o desenvolvimento do conceito de melodia nos seus praticantes. Vale a pena lembrar que podemos encontrar diversos exemplos, retirados das obras dos grandes compositores, onde os temas melódicos são extraídos diretamente da série hamônica Como a série harmônica está para o som assim como o...
tracking img