Famílias nos Serviços de Convivência e Fortaelcimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes.

1045 palavras 5 páginas
Estudos apontam que a história do Brasil foi marcada por políticas sociais fragmentarias e isolacionistas, que davam ênfase apenas a alguns elementos mais frágeis das famílias, gerando então concepções que não davam importância a total dinâmica familiar.
Importante salientar nessa reflexão a busca do significado do termo família. Essa temática tem suscitado alguns consensos e controvérsias, no entanto é importante reconhecer a sua multiplicidade de formas e sentidos.
A família é o primeiro grupo a qual uma pessoa pertence e cumpre um papel determinante no processo de socialização. De acordo com Bruschini (2000) a família é um grupo social composto de indivíduos diferenciados por sexo e idade, que se relacionam cotidianamente, gerando uma complexa e dinâmica trama de emoções. Ela não é uma soma de indivíduos, mas uns conjuntos vivos, contraditórios e cambiantes de pessoas com sua própria individualidade e personalidade. Essas noções inscrevem a família como o principal responsável pela proteção de todos que a constituem.
As formas de organização familiar no Brasil tem sido a história de um determinado tipo de organização familiar e doméstica, a família patriarcal, onde os integrantes apenas se substituem no decorrer das gerações, sendo o ponto onde surgem todas as outras relações sociais.
O grupo familiar enquanto instituição construída socialmente, não traz um único modelo, no entanto é na diversidade dessas estruturas que existe a permanência do “sentimento de família”.
A constituição do modelo de família nuclear burguesa foi o prenúncio da família moderna. Nesse modelo, a família irá passar a se preocupar com a formação de pessoas psicologicamente mais saudáveis.
A família nuclear conjugal moderna - pai, mãe e filhos - da forma como é apresentada hoje, é conseqüência de mudanças na forma de atuação de outras instituições, como o estado e a Igreja, que começaram a valorizar o “sentimento de família”. Isso fez com que os laços familiares ganhassem certo

Relacionados