FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: Ausência de politicas de emprego e deterioração das condições de vida

1875 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO

A reestruturação produtiva da família e do trabalho intensificou-se a partir de 1990, como aumento do desemprego, da precarização das relações de trabalho, da deterioração da renda familiar e da inserção dos diferentes componentes da família no mercado de trabalho.
Os resultados da analise do período 1990-1994, evidenciam por um lado as capacidades das famílias se arranjarem em sua inserção no mercado de trabalho diante das mudanças dos padrões econômicos, por outro lado percebem que os arranjos realizados nos diferentes tipos de famílias, no contexto da reestruturação produtiva e em uma conjuntura inflacionária, não conseguiriam manter os níveis de renda familiares.
O conceito de família sofreu transformações significativas nesse período, não só em relação as funções enquanto sistema, mas também em relação as tarefas desempenhadas por cada membro do grupo, principalmente àquelas exercidas pela mulher, que por sua vez se insere no mercado de trabalho, enfraquecendo a imagem do homem como chefe da família, mudando gradativamente a hierarquia familiar.
Estas tendências definem portanto, o perfil das atividades econômicas e afetam significativamente os arranjos familiares e as condições de vida da população.

2. DESENVOLVIMENTO

A pequena ampliação das oportunidades trabalhistas e o aumento considerável do desemprego dos principais mantenedores da família fizeram com que um novo cenário fosse exibido, e, novos arranjos formados ao que se refere à inserção familiar no mercado de trabalho e a articulação proposta para que seja as atividades econômicas na região metropolitana de São Paulo sejam reestruturadas, mais especificamente nos anos 90.
Sobre esses aspectos as mudanças na relação família-trabalho se assemelham as estruturas das atividades econômicas, observando que fatores como produção e divisão sexual afetam consideravelmente as oportunidades de trabalho que por sua vez diferem entre homens e mulheres, situação já observada na

Relacionados