FAMÍLIA E SOCIEDADE, SERVIÇO SOCIAL COMTEMPORÂNEO

1177 palavras 5 páginas
CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FAMÍLIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

TITULO: FAMÍLIA E SOCIEDADE, SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

A Ação do Assistente Social no Atendimento às Demandas da Família na Sociedade Contemporânea.
Ao Ler o texto “Famílias: configurações e realidade social”, podemos observar que o conceito de família apresentado é bastante complexo, como relata (SARTI, 1999, p. 100) “este processo que se inicia ao nascer prolonga-se ao longo de toda a vida, a partir de diferentes lugares que se ocupa na família”. Vivemos em uma sociedade com constantes transformações, muitos são os aspectos reveladores dessas transições que imprimem novas configurações e redesenham os contornos e as fronteiras familiares.
O aumento da expectativa de vida principalmente nos centro urbanos exerce influencia diretamente na vida familiar, propiciando maior convívio entre as gerações, onde a solidariedade familiar acontece de geração em geração resultando como um potencial para enfrentar as demandas sociais e econômicas que provocam e desafiam a capacidade das famílias para encontrar saídas para as questões presentes em seu cotidiano.
A crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, o controle e redução na quantidade de filhos, as novas tecnologias reprodutivas, exames de DNA também são aspectos essenciais na construção dos vínculos familiares atual.
Os diversos casos de famílias monoparentais formadas por um dos pais e seus descendentes organizam-se tanto pela vontade de assumir a paternidade ou a maternidade sem a participação do outro genitor, quanto por circunstâncias alheias à vontade humanas, entre as quais a morte, e abandono. O caso típico é o das mães solteiras: é maior a cada vez a quantidade de mulheres que vivem só por opção, mas sem abrir mão da maternidade, inclusive como forma de realização pessoal. Outra situação típica é o divórcio em que o pai assume a guarda

Relacionados