FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

1106 palavras 5 páginas
PSICOLOGIA

FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

SALVADOR
2013

PSICOLOGIA

FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

SALVADOR
2013

DONATI, Pierpaolo. Família no século XXI: abordagem relacional; [tradução João Carlos Petrini]. – São Paulo, 2008 – (Coleção família na sociedade contemporânea).

A FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Ao longo das últimas décadas inúmeras transformações ocorreram em nossa sociedade, oriundas principalmente pelo novo modo de conceber a economia global e também pelo surgimento de inovações tecnológicas. As relações de consumo estabelecidas pelo sistema capitalista causou significativas implicações nas formas de se relacionar e de comportar das pessoas. Repercutindo expressivamente sobre o sistema de valores que regia a sociedade, abrindo espaço para novas formas de relações humanas, construídas a partir de uma sociedade mais individualizada, de vínculos mais frágeis e superficiais. Em uma sociedade cada vez mais complexa, o conceito de família também se torna mais controverso e essas mudanças contribuíram significativamente na maneira como compreendemos a família hoje. A chamada “família tradicional” formada pela relação Pai – Mãe – Filho, deixou de ser considerada como único modelo de família universalmente aceito pela sociedade.

Com o advento do capitalismo e da industrialização, a lógica do consumo passou também a permear as relações humanas, influenciando o “movimento para a individualidade”. As mudanças sociais decorrentes desse sistema influenciaram a forma de pensar e se comportar das pessoas, trazendo uma maior valorização do trabalho, dos estudos, dos bens materiais, criando, aos poucos, outra concepção de vida social: o bem-estar individual sobrepunha-se ao bem-estar coletivo. Segundo Donati (2008), a sociedade contemporânea, desde os anos de 1950 em sua esfera pública já era dominada por

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas
  • Norbert Elias Processo Civilizador
    157940 palavras | 632 páginas