Famosos pintores da literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.
Tarsila nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886 era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, e neta de José Estanislau do Amaral. Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãospassaram a infância. Em sua adolescência estudou na cidade de São Paulo no Colégio Sion,mas porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila sempre mostrou muito interesse pelas artes plásticas e aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, Sagrado Coração de Jesus.
Aos 20 anos casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele teve sua única filha,Dulce. Após se separar, começa a estudar escultura, mas somente com 31 que começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges que era pintor, professor e decorador.
Em 1920, foi estudar na Academia Julian,escola particular de artes plásticas na cidade de Paris dois anos depois participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras as técnicas do cubismo.Neste mesmo ano retornou para o Brasil formando o "Grupo dos Cinco", junto com Anita Malfatti, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, que foi o grupo mais importante da Semana de Arte Moderna de 1922.
No ano seguinte voltou a Europa e teve contatos com vários artistas e escritores ligados ao movimento modernista europeu.
Entre as décadas de 1920 e 1930, pintou suasobras de maior importância e que fizeram grande sucesso no mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais conhecidas: Abaporu (1928) e Operários (1933).
Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e Antropofágico que quando a temática central de seus quadros foi a representação do Brasil por meio de suas paisagens, fauna, flora, folclore e pessoas e que defendia que os artistasbrasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos europeus.
Em seus 40 anos casou-se outra vez com Oswald de Andrade, separando-se após 4 anos.
Tarsila também trabalhou como colunista nos Diários Associados, grupo de mídia que envolvia jornais, rádios, revistas entre os anos de 1936 e 1952.
Tarsila do Amaral faleceu nacidade de São Paulo em 17 de janeiro de 1973, com 87 anos. A importância de seu conjunto artístico a tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os tempos.

Características de suas obras

- Uso de cores vivas
- Influência do cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do surrealismona fase antropofágica)




Obras

Abaporu

Abaporu é o quadro mais importante já produzido no Brasil, Tarsila pintou um quadro para dar de presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. Tarsilalembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o quadro como Abaporu (o homem que come). O homem grande, com a cabeça bem pequena, representa o brasileiro desmiolado. Os pés e as mãos são grandes por que o autor considera o brasileiro um povo trabalhador. O sol simboliza que o trabalho do brasileiro não é mole (é duro trabalhar debaixo do sol quente). E o cactus é enfeite. Inspirou Oswald deAndrade a escrever o Manifesto Antropófago e criar o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro.
O "Abaporu" foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000. Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini em 1995. Encontra-se exposta no MALBA – Museu de Arte Latinoamericano de...
tracking img