Familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO........................................................................................... 4

O QUE É A FAMÍLIA.................................................................................. 5

INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE………………………........... 6

CONCLUSÃO............................................................................................. 7REFERÊNCIAS........................................................................................... 8

































INTRODUÇÃO

Através deste trabalho, pretende-se demonstrar que a contribuição das famílias se torna cada vez mais imprescindível no cenário social, esclarecendo sua importância e influência dentro da sociedade.
Orelacionamento familiar é um dos assuntos mais comentados no dia-a-dia. Esse assunto envolve comportamento, amizade, amor, compreensão, formação de caráter e personalidade, entre outros.
É um tema amplo e complexo. Tem estado sempre presente em estudos históricos, antropológicos, sociais e psicológicos como referência para o estudo de crenças, valores, costumes de uma sociedade e pela influência naformação das novas gerações.
































O QUE É A FAMÍLIA

A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um ancestral comum, matrimônio ou adoção.
Contudo, osindivíduos destes grupos são obrigados a terem posições bem específicas dentro de um contexto histórico cultural. A palavra família é de origem latina e é usada para definir um vínculo doméstico, íntimo. Qualquer indivíduo, por mais isolado que seja jamais estará separado da experiência dele em sua própria família. Assim, cada família terá sua própria definição.
A partir da segunda metade doséculo passado, a família vem se apropriando de sua diversidade. A família tradicional, hierarquizada, organizada em torno do poder do patriarca torna-se cada vez mais horizontal, cedendo lugar a uma família onde o poder é distribuído de forma mais igualitária: entre o homem e a mulher, entre pais e filhos. O ingresso das mulheres no mercado de trabalho, a emancipação feminina, as mudançassócio-econômicas, o divórcio, mudaram o jeito de estar em família. A família se torna nuclear e o tempo de convivência entre seus membros diminui.
Hoje em dia, não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos. Nos dias atuais existemfamílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas por homens sem a companheira, a extensa, a homossexual, e ainda a nuclear que seria a formação familiar do início dos tempos formada de pai, mãe e filhos, mas não seguindo os padrões de antigamente.
A família continua a ser o primeiro grupo de vital importância para que o ser humano se relacione bem nas funções biológica e social. Namaioria dos casos, a família pode ser o núcleo gerador de pessoas saudáveis, emocionalmente estáveis, felizes e equilibradas, ou gerador de inseguranças, desequilíbrios e toda sorte de desvio de comportamento.

INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE

É grande a importância da família para a construção de uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada. A família continua sendo sem duvida a base.Se a base for desestruturada, automaticamente a sociedade será doente e desequilibrada.
A influência exercida pela família determina o estilo de uma sociedade. Infelizmente nos dias atuais pode-se observar uma sociedade com visões distorcidas, e a conseqüência disto é uma geração que não conhece o que é o amor, que não acredita nas pessoas, que não respeita o ser humano, uma sociedade...
tracking img