Familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A FAMÍLIA E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Márcia Girardi

"Uma criança com necessidades educacionais especiais, antes de ser alguém impedido por uma deficiência, é alguém capaz de aprender."
(Dr. Hugo Otto Beyer)

RESUMO
Esse artigo se propõe, através de uma pesquisa bibliográfica, demonstrar a importância da família no processo de inclusão escolar. A família, é o primeiro berçoeducacional dos indivíduos onde as condições de cada um precisa ser respeitada, porém, sabe-se que muitas famílias não conseguem garantir esses direitos à criança, devido a pobreza, falta de informações, problemas com alcoolismo, ou seja, são famílias desestruturadas. Além desses entreves nos lares onde há criança com necessidades educacionais especiais, a situação fica um pouco mais difícil, pois afamília passa por um processo de aceitação. Assim é de fundamental importância que essas crianças sejam incluídas e freqüentem a escola regular. A família, por sua vez, precisa se unir nessa missão, pois tanto a família quanto a escola são instituições que prepararam os indivíduos para inserção na sociedade, desempenhando um papel de suma importância na formação dos mesmos. Essa parceria terásucesso quando há um clima de respeito mútuo, proporcionando um ambiente agradável e possibilitando ao portador de necessidade educacional especial uma vida digna, com relações humanas estáveis e amorosas. Isso somente é possível, quando a escola e a família terem claramente delimitados os âmbitos de atuação de cada uma.

PALAVRAS CHAVE: família; inclusão; escola.

1 INTRODUÇÃO

Quando nasceuma criança portadora de necessidades educativas especiais, a crise familiar é inevitável, pois há uma sobrecarga emocional, destruição dos sonhos e das expectativas que tinham gerado em função da chegada de um novo membro na família, mudando toda a rotina.
De conformidade com os estudos das relações familiares das crianças com necessidades especiais, apontam que há um alto índice de estresse nospais, principalmente nas mães, bem como uma tendência dos mesmos em desenvolver depressão, pois geralmente, as mães paralisam sua atividade profissional e passam a viver em função da criança (DESSEN e SILVA, 2000).
Assim, objetiva-se com o presente estudo demonstrar a importância da família no processo de inclusão escolar dessas crianças. Sabe-se, portanto, que a parceria entre família a escolaé imprescindível, pois os pais são possuidores de informações úteis sobre os mesmos que propiciará um planejamento e intervenção adequada pelos profissionais da educação, primando sempre pelo respeito as diferenças e propiciando a inclusão de maneira agradável e satisfatória. Essa convivência é fundamental para a criança, pois a escola, representa a sociedade tal como ela é.
Devido a importânciada união da família com a escola na educação das crianças com necessidades especiais, e o acompanhamento no desenvolvimento satisfatório dos mesmos, justifica-se a relevância deste estudo.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 INCLUSÃO ESCOLAR

A história da deficiência acompanhou a evolução da conquista e formulação dos direitos humanos. Para Pessotti (1994), a Antiguidade era uma épocacaracterizada pela ignorância e rejeição ao indivíduo deficiente. Em um período da Roma Antiga, a deficiência era punida com a pena de morte. Na Idade Média, a postura ainda era de ignorância, mas a Igreja condenou a prática da pena de morte e do infanticídio, passando a incentivar a caridade. As explicações relacionadas à excepcionalidade começaram a ser ligadas à crença de que ela era uma forma deexpiação. Já no final do século XVIII e princípio do século XIX, começa o período de institucionalização “especializada”, surge a “Educação Especial”.
No Brasil, o atendimento aos portadores de deficiência deu-se no século XIX, por iniciativas oficiais e particulares isoladas, refletindo o interesse de alguns educadores pelo atendimento educacional, inspirados por experiências européias e...
tracking img