Familia x escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAMILIA NA ESCOLA: REALIDADE E DESAFIOS

Lenir da Silva Dias Batista1
Marly Divina Silva2
Uebson Pereira dos Santos3

Prof Leociléa Aparecida Vieira4

Faculdade Educacional da Lapa – FAEL
Curso de Licenciatura em Pedagogia

ebinsantos@hotmail.comlenirsdb@hotmail.com
marly.camp@hotmail.com

RESUMO. Esse artigo foi fundamentado nos autores Iça Tiba (1996) e Libaneo (1999), os mesmos sempre demonstraram interesse nos assuntos relacionados à família e a escola, ou seja, no relacionamento entre ambos. Nos dias atuais há a necessidade de a escola estar em perfeita harmonia com a família. A escola é um lugar que complementa a família e ambas fazemcom que essa se torne um lugar agradável para a convivência dos filhos e alunos. A escola e a família devem estar sempre unidas, uma depende da outra na tentativa de alcançar um melhor futuro para o filho e educando e, automaticamente, para toda a sociedade. Um ponto que faz a maior diferença nos resultados da educação nas escolas é a proximidade dos pais no esforço diário dos professores.Infelizmente, são poucas as escolas que podem se orgulhar de ter uma aproximação maior com os pais, ou de realizarem algumas ações neste sentido. Entretanto, estas ações concretas, visando atrair os pais para a escola, podem ser uma ótima saída para formar melhor os alunos dentro dos padrões de estudos esperados e no sentido da cidadania.

Palavras chave: Família; Escola; Sociedade

Introdução

Opresente trabalho tem por objetivo enfocar as diversidades de problemas que a família e a escola têm enfrentado devido à falta de disciplina, a ausência dos pais, enfim, o que está havendo com a família em relação a escola. Os pais têm estado ausente e não muito participativo na vida escolar de seus filhos e delega a escola e professores uma função que é particularmente sua: a educação dos filhos.Tiba (1997 p. 39) destaca que “durante muito tempo os pais eram os mediadores da aprendizagem dos filhos”. Continuam sendo, mas agora existe a escola que juntamente com a família formam uma ponte para melhorar o aprendizado. Outra função é a de oferecer suporte emocional, propiciando a essa criança um ambiente equilibrado de amor, compreensão, afeto, valores. Essa função será um passaporte parao sucesso dessa criança como adulto.
Podemos afirmar que em nossos dias atuais, a escola não pode viver sem a família e a mesma não pode viver sem a escola, esse trabalho em conjunto tem como objetivo o desenvolvimento do bem estar e da aprendizagem do educando. As funções da família são compartilhadas com a instituição escolar, ambas têm objetivos semelhantes perante a sociedade: formarcidadão críticos, capazes formular suas próprias opiniões.
No que diz respeito à relação família e escola, por mais que os estudiosos procurem respostas e estudem sobre o assunto, ainda há muito por resolver. O presente trabalho admite a importância do mesmo e expor de maneira coerente os desafios existentes.
Geralmente a iniciação das pessoas na cultura, nos valores e nas normas da sociedade começana família. Para que o desenvolvimento da personalidade das crianças seja harmonioso é necessário que seu ambiente familiar traduza uma atmosfera de crescente progressão educativa.
Sabe-se que todas as instituições e especialmente a escola deve não só apoiar e respeitar os esforços dos pais e responsáveis pelos cuidados, atenção e educação das crianças, mas que devem também colocar-se em posiçãoefetiva de gerar iniciativas dirigidas à elevação e aprimoramento social e educacional de seus educandos e respectivas famílias.
Este estudo caracteriza-se como pesquisa bibliográfica dissertativa pelo motivo que recorreu ao uso de materiais como livros, revistas, artigos, publicações avulsas e imprensa escrita.
Lakatos (2001) diz que o fim principal da pesquisa bibliográfica é colocar o...
tracking img