Familia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO:




1. FAMÍLIA

2. NOVOS ARRANJOS FAMILIARES

3. SERVIÇO SOCIAL

4. BIBLIOGRAFIA

Família é um grupo social fundamental em qualquer tipo de sociedade.
Afamília pode ser entendida de forma ampla, como um conjunto de pessoas unidas juridicamente pela natureza familiar, ou seja, são os parentes, que podem ser consangüíneos, quando advêm da proliferação daespécie; civis, que são filhos havidos por adoção e afins (também conhecidos como parentes por afinidade, quando forem os parentes do outro cônjuge).
O modelo antigo de família erageralmente composto por pai, mãe e muitos filhos, tendo o Pai como o chefe, mantenedor e a mãe como responsável por educar e cuidar de toda a estrutura da casa e filhos.
NOVOS ARRANJOS FAMILIARES:A partir da década de 60, ocorreram mudanças importantes nas configurações familiares tradicionais. Essas mudanças questionam a hegemonia da família nuclear e se devem ao encolhimento da SociedadePatriarcal. Com o pátrio poder abalado, há um deslocamento na função da mulher – a começar pelo seu ingresso no mercado de trabalho.
Com a entrada das mulheres no mercado detrabalho, os homens começaram a perder o lugar de poder, O casamento não dura tanto quanto costumava durar. Separações, novos casamentos e outros arranjos familiares baseados em afetos, mais do que em laçosde sangue, são cada vez mais frequentes
Aumentando assim o número de Mulheres que criam seus filhos.
Sozinhas e são as únicas responsáveis pelo sustentoda casa.

A homossexualidade deixou de ser tabu e passou a ser reconhecida na esfera pública, embora a luta por seus direitos ainda esteja no inicio.
É na família que aprendemos aperceber o mundo e a nos situarmos nele. É formadora da nossa primeira identidade social. Ela é o primeiro "nós" a quem aprendemos a nos referir.
Por outro lado percebe-se a fragilização que se...
tracking img