Familia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIOLOGIA
TEMA 1

INSTRUÇÕES
As questões deste tema têm a função de complementar seu estudo e auxiliar na fixação do conteúdo apresentado. Por isso, é importante que você responda todas elas, buscando a solução no Livro-Texto ou em alguma referência indicada pelo autor do Caderno de Atividades.
Ponto de Partida
Para responder esta questão inicial, pense no seu dia a dia e relacione-ocom os conceitos apresentados no Livro-Texto e neste Caderno de Atividades. Qual é a diferença entre a definição de desigualdade social para Marx e para Weber? Analise as definições de ambos os autores e reflita sobre a classe ou classes sociais que você faz parte?

Resposta: Para Marx a sociedade se divide sempre em duas classes principais: uma dominante que oprime e outra que é oprimida. Adominante é a que detém os meios de produção. A dominada é a que vende sua força de trabalho. Para Marx e Engels, principais autores do Marxismo, a economia é a base de todos os outros elementos da sociedade, como a política, a arte e a religião. Para Weber existem três dimensões da sociedade: a econômica, a social e a política. Não é apenas a situação econômica que divide os indivíduos, mas também seuprestígio profissional, seu nível de instrução, seu acesso à educação, seu poder político. Detém poder econômico quem tem dinheiro e bens. Possui melhor status social quem tem um sobrenome respeitável, uma profissão de prestígio e um elevado nível de instrução. Detém poder quem tem acesso a um cargo político importante. As ordens econômica, social e política são independentes, porém, apresentamrelações. A boa situação econômica, por exemplo, facilita a entrada e a permanência do indivíduo numa camada de prestígio e/ou o seu acesso a cargos com influência política.

Questão 01
Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imagina-se pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “CorreioBraziliense”, em 06/04/2010.

Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de Moscou Os investigadores identificaram uma mulher nascida em 1982, natural do Daguestão – uma conturbada república do Cáucaso russo – como a segunda mulher-bomba dos atentados da semana passada no metrô de Moscou, informaram os Serviços Especiais (FSB, antiga KGB). “A terrorista que detonou o cinturão de explosivosna estação de metrô de Lubianka era Mariam Sharipova, nascida em 1982”, disse um porta-voz do FSB. A mulher era natural do Daguestão, segundo o comitê antiterrorista da Rússia. As autoridades anunciaram na sexta-feira ter identificado uma adolescente de 17 anos, Dzhennet Abdurajmanova, também nascida no Daguestão, como a mulher-bomba da estação de Park Kultury. Os atentados de 29 de março em Moscouprovocaram 40 mortes. |

Fonte: Correio Braziliense. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/04/06/mundo,i=184173/RUSSIA+I DENTIFICA+SEGUNDA+MULHER+BOMBA+D O+METRO+DE+MOSCOU.shtml> Acesso em: 13 de junho 2012.
Resposta: Para Durkheim, a maioria dos suicídios é motivado por causas sociais e não por distúrbios psíquicos. Depois de um aprofundado estudo, osociólogo classificou o atentado à própria vida em quatro categorias, todas relacionadas com problemas sociais.

Questão 02
A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes a partir da alta tecnologia e daglobalização.

Resposta: A Revolução Industrial reestruturou a sociedade, tornando-a mais complexa. Muitos empresários capitalistas começaram a empregar mulheres e crianças em suas fábricas para pagar menores salários. O papel da mulher na sociedade modificou e o desemprego masculino aumentou, gerando uma massa de excluídos sociais. A alta tecnologia, por um lado, trouxe benefícios, mas por...
tracking img