Familia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVOS TEMPOS, NOVAS FAMÍLIAS DA MORDENIDADE À PÓS MODERNIDADE.

Nos tempos de hoje podemos perceber as diversas formações familiares; a família nuclear deixou de existir e passou a ser a monoparentais e outras diversas moneclaturas, aquela composta por vários membros de uma mesma família ou apenas parentes mais íntimos. Este texto tem m por objetivo destacar a relevância da categoria família nocontexto das mudanças ocorridas ao decorrer dos tempos no plano socioeconômico e cultural da sociedade capitalista. Entender a família como um processo social em construção e mudança, destacando os novos "arranjos" e "composições" familiares desmistificando os conceitos e pré-conceitos estabelecidos ao longo da história. A pesquisa foi realiza através de dados documentais analisados que relatamos novos arranjos familiares e suas perspectivas diante de direitos e mudanças sociais. Os diversos tipos de família encontrada na sociedade sem laços de consanguinidade, unidas por laços afetivos independentemente de sua organização, é um espaço inicial que se tem para exercer a cidadania.
Tendo como base o mundo de hoje é possível dizer que mudanças avassaladoras e profundas de valores, decomportamentos e de identidades vêm acontecendo. Nessa perspectiva a complexidade da dinâmica familiar traduz-se de forma inquestionável na maneira com que seus membros interagem. Com todo esse aparato de diversidade, o amor, o afeto, enfim, os sentimentos passam a ser também um desafio tendo em vista que aprender a respeitar e a entender as diferenças, aprender a educar os filhos, dentro de suaslimitações e dificuldades é algo que exige um esforço cada vez maior por parte de todos os membros da família contemporânea. Por tudo isso os novos arranjos familiares trazem consigo novos processos de adaptação.
Esta nova noção de família visa torná-la responsável pela socialização e pela transmissão de valores, de crenças e de costumes aos seus integrantes. Assim, a família é não somente umainstituição de origem biológica encarregada de transformar um organismo biológico em ser humano , mas também uma construção social, um espaço indispensável para a garantia da sobrevivência, de desenvolvimento e de proteção integral dos filhos e de seus demais membros independente do arranjo familiar ou da forma como se estruturam. Hoje, na contemporaneidade, apesar de muitos proclamarem o fim próximo dafamília, esta parece apresentar-se mais "viva" que nunca, assumindo diferentes formas, diferentes estruturas: famílias recasadas, monoparentais, homossexuais, chefiadas por avós, parecendo estar, cada vez mais distante, a existência de um modelo centralizador.
Mais recentemente, grupos de pesquisa atuantes apontam a importância na definição da própria família, a partir da observação do cotidianoda vida familiar. Estes partem da constatação de que a família redefine seus limites, distinguindo-se de outras relações. O surgimento de novos estilos de vida e de novos arranjos familiares atesta que a sociedade contemporânea passa por um processo sociocultural de re-diferenciação e de redefinição da família com relação a outras relações primárias.
O que existem são famílias disfuncionais, ouseja, famílias que não conseguem cumprir, em determinado momento, as funções que a sociedade demanda delas, independente da estrutura que possam assumir.
E hoje, na contemporaneidade, apesar de muitos proclamarem o fim próximo da família, esta parece apresentar-se mais "viva" que nunca, assumindo diferentes formas, diferentes estruturas: famílias recasadas, monoparentais, homossexuais, chefiadaspor avós, parecendo estar, cada vez mais distante, a existência de um modelo centralizador.
Alguns aspectos evolutivo da família:
Verificamos que de uma estrutura de hierarquia, a família tende para uma estrutura de igualdade (Vastin, 1994). Esta modificação fundamentou-se, inicialmente, na questão do poder. O homem até então era visto como um provedor, o que trabalhava para manter a sua...
tracking img