Familia e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1 – FAMÍLIA E SOCIEDADE
A família contemporânea caracteriza-se por uma grande variedade de formas que documentam a inadequação dos diversos modelos da tradição para compreender os grupos familiares da atualidade. A família patriarcal, que se afirmou no contexto da cultura rural, entrou em colapso há tempos. Os modelos de comportamentos que regulamentavam as relações entre os sexos e asrelações de parentescos foram abandonados e menos expostas à influência da cultura atual, possam ser reconhecidas sobrevivências de valores e de comportamentos passados que, no entanto, não gozam mais de legitimidade social, sendo reduzida a possibilidade que se reproduzam nas novas gerações.
O valor da igualdade foi progressivamente assimilado ao quotidiano da convivência familiar, dando origem aformas mais democráticas e igualitárias de partilhar tarefas e responsabilidades entre marido e mulher. São abandonados os modelos tradicionais que atribuíram o primado ao marido, reservando para as mulheres tarefas prevalentemente domésticas, mas não emergem novos modelos familiares que tenham uma validade universalmente reconhecida e aceita.
A exigência de satisfação no presente colocou emquestão o ideal do sacrifício individual para o bem da família. O limite da disponibilidade individual ao sacrifício para o bem do outro ficou mais baixo, sendo mais rapidamente alcançado o ponto de saturação no relacionamento conjugal. A independência econômica dos cônjuges configura uma responsabilidade familiar mais compartilhada e uma posição social igualitária e ao mesmo tempo, facilita aruptura do vínculo familiar, quando a convivência não é mais fonte de satisfação e de prazer.
As mudanças atingem simultaneamente os aspectos institucionais da realidade familiar bem como as identidades pessoais e as relações mais íntimas entre os membros da família.
Desde os primórdios, a família exerce um papel de grande influência na vida do ser humano, tendo a capacidade de determinar quem elevai ser e como irá se comportar diante das dificuldades e obstáculos, no decorrer dos anos a família sofreu mudanças "gritantes" na sua estrutura. Há muitos anos atrás o principal tipo de família, talvez o único, era a patriarcal, onde o pai era superior a todos, ele que sustentava a casa enquanto a mulher cuidava dos filhos e estes obedeciam seus pais sem questionar, mas no decorrer dos anos e comas alterações socioeconômicas esse modelo foi se modificando e dando espaço para outros tipos de família, onde não só o pai é o mantenedor da casa mas os filhos passam a deixar suas casas para irem trabalhar, como um meio de auxiliar na "economia interna"da sua família. Passa a existir também famílias totalmente desestruturadas, onde ocorre violência doméstica, os pais são divorciados,homossexualismo, desestruturando e deixando assim cada vez mais longe o principal papel da família: estruturar, dar base e manter princípios na educação dos filhos. Com todas essas mudanças ocorridas na estrutura da família, passa a existir também crianças e jovens sem valores bem definidos. Conclui-se então que a definição de família está passando por uma transição e o real papel da família para a vida doindivíduo está cada vez mais distante.

Etapa 2 – FAMÍLIA E SOCIEDADE



Nos tempos de hoje aumentam as separações e os divórcios, os jovens casam mais tarde, em comparação há duas décadas, diminui também significativamente o número dos casamentos, aumenta o numero de famílias reconstituídas, as uniões de fato, as famílias monoparentais e as chefias por mulheres. Asmudanças são de tal magnitude e influenciam de tal maneira a família que esta parecida desaparecer.
Podemos ver que hoje existe uma nova concepção de família que é formada por laços afetivos de carinho e de amor. A sociedade já atravessa uma nova fase, nós já nos acostumamos a novas formas familiares, que ao longo do tempo foram se distanciando muito do modelo da família patriarcal, existem hoje...
tracking img