FAMILIA E ESCOLA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto












PROJETO: FAMÍLIA E ESCOLA, UMA PARCERIA PARA UM APRENDIZADO.


























CAMPOS DOS GOYTACAZES/ RJ – 2014.1




1. INTRODUÇÃO
A relação entre a família e a escola, sofreu mudanças ao longo da história. Esta relação pode ser marcada pela experiência do diálogo, de trocas, de construção de saberes epela possibilidade de juntas, constituírem-se indivíduos críticos e atuantes dentro da sociedade. O nosso objetivo e entender o afastamento das famílias com relação à vida escolar dos filhos. A escola e a família são as instituições mais importantes da sociedade.
A escolha do tema surgiu mediante a inquietação de muitos educadores diante da falta de participação ativa da família ao longo dosanos no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. A parceria fortalece o relacionamento de tal forma que incentivaria esses alunos durante todo processo educativo.
Assim, iremos analisar a família perante a escola e a necessidade de uma integração, pois se supõe que a questão familiar pode ser um dos fatores que influenciam o desenvolvimento escolar de um aluno.
A pesquisa será feita emescolas públicas e particulares, no ensino fundamental I, para que se compare e pesquise o perfil de cada família e cada aluno da escola.
Focalizamos os aspectos fundamentais da relação entre a escola e a família na busca de apresentar a importância desta parceria. Como a escola deve fazer para aproximar a família em favor do sucesso da aprendizagem dos alunos? O objetivo deste trabalho é reconhecera importância das relações que a escola deve desenvolver com a família em prol de uma educação de qualidade. Acredita-se que quanto mais a família participa, mais eficaz é o trabalho da escola, pois dessa forma, cada um se dedicará às suas atribuições. Para VASCONCELLOS (1994) a família e a escola mudaram muito. Antes, a família era cúmplice da escola. Hoje deposita suas funções e delega suasresponsabilidades a ela, porém a critica. Cada vez mais os alunos vêm para a escola com menos limites trabalhados pela família.


2. JUSTIFICATIVA
A relação da escola e família é fundamental para que ocorra uma educação de qualidade. Devemos considerar o fato de que os professores tendem a culpar a família pela falta de seu envolvimento, quando os alunos vão mal ou apresentam problemas em suaaprendizagem.
Os professores tem razão quando afirmam que a participação da família na vida escolar do filho é muito importante para uma melhor aprendizagem. É papel de a escola buscar uma prática pedagógica na qual o aluno possa atribuir significado a seus conteúdos ensinados.
Culpar a família pelas dificuldades de aprendizagem do aluno, acaba afastando-as ainda mais da escola. Isso não é umatarefa fácil, mas não impossível, pois ter uma educação de qualidade com o apoio das famílias e comunidade é um sonho, que para virar realidade é preciso agir.
Nessa pesquisa percebemos o quanto é importante a participação das famílias na vida escolar das crianças, e que educar não é papel apenas da escola, mas de toda a sociedade.

3. METODOLOGIA
A metodologia pela qual optamos trabalhar,trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, pois não deve permanecer em hipóteses. Devem ser apresentados e descritos o papel da família e da escola aprendizagem dos filhos e os fatores que exercem maior influência na interação entre as duas instituições.
Também é importante e necessário estabelecer a delimitação da problemática através de observações prévias do campo de pesquisa. É importanteperceber o relacionamento da criança com a família, a interação com a escola e de que maneira essa criança absorve os problemas de convivência e como esses problemas interferem em seu rendimento escolar.
Essa pesquisa tem o objetivo de fazer um resumo sobre o papel da família e da escola, da necessidade do acompanhamento da família no desenvolvimento da criança. A primeira parte da pesquisa...
tracking img