Familia e escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Família e Escola – Qual seu papel?

Juliana Fontoura*

RESUMO: Atualmente se vive em uma sociedade contemporânea na qual não se sabe mais o papel da família e da escola na formação do sujeito, cabe resgatar o sentido de família e valorizar a escola. É necessário construir uma relação entres estas instituições para a construção de uma sociedade mais preocupa com o futuro.

Palavra-chave:Sociedade. Família. Escola

Compreende-se que o comportamento humano acontece a partir das relações sociais existentes na sociedade, sabe-se que nossos ancestrais comportavam–se como animais e ao longo dos anos a espécie evolui e começou a constituir grupos, passando a vida coletiva, assim o ser humano obteve responsabilidades e funções construídas dentro de uma família desenvolvendo umcomportamento social. De um modo geral, viver coletivamente consiste num grande acordo sustentado pelos pilares da sociedade, que se constitui na família e depois na escola.

Cada qual tem seu papel e missão, objetivando o sucesso da formação integral, através de uma sólida parceria e da soma de esforços, só dessa maneira será possível superar os grandes desafios, deste nosso desvairado mundocontemporâneo” ( FILHO, 2002p. 15).

Hoje pensarmos em família é uma tarefa difícil, por que existe uma grande diversidade em torno desta questão: antigamente uma família era composto pela mãe dona do lar e o pai trabalhador, atualmente encontramos famílias intactas, em processo de separação, reconstituídas, constituídas por casais homossexuais, com filhos adotivos, mas apesar das mudanças “a família éúnica em seu papel determinante no desenvolvimento da sociabilidade, afetividade, responsabilidade dos indivíduos em especial na infância e adolescência” ( FILHO, 2002, p. 41).
Não existe mais a família ideal o que ocorre são os arranjos familiares, não desconsiderando os diversos tipos de famílias, mas deve se lembrar que a conduta das crianças em grande parte é a reação ao comportamento queexiste dentro de casa, ele se
espelha no modelo “do pai ou da mãe” e reproduz suas atitudes na escola, na rua. Inúmeras situações de violência na escola é o reflexo do convívio familiar.
Segundo Filho “A família na vida do individuo é o seu ponto de referencia para vida que terá lá fora, a começar da escola, que é o segundo passo para a sua socialização e a formação do caráter do adulto que seráum dia” ( 2002,p 43).
Por isso as funções e os papeis dentro de uma família devem estar bem claros, ter um ambiente familiar com rotinas, dar responsabilidades, identificar deveres e direitos são meios para a formação do cidadão, enfim dar liberdade na mesma proporção em que a criança assume suas responsabilidades e as cumpre.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente Artigo 4°:

Édever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária (1990, p. 15).

Um dos deveres da família e educar é para que isso aconteçaé preciso que se assumam os pais educadores, assim haveria uma parceria entre escola e família para a formação do sujeito. A família e a escola dividem papeis importantíssimo no que se refere a instruir e educar as crianças e jovens compartilhando conhecimento e principalmente valores.
No entender de Parolim
Tanto a família quanto a escola desejam a mesma coisa: preparar as crianças para omundo: no entanto a família tem suas particularidades que as diferem da escola, e suas necessidades que as aproximam dessa instituição. A escola tem sua metodologia e filosofia para educar as crianças, no entanto, ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo (2003,p .99).

Por vezes uma delega a outra tais responsabilidades e deixa o aluno sem direção, para...
tracking img