Familia e escola/pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
FLÁVIA RENATA SALES-RU 674316
HELOÍSA TELES PEREIRA- RU 668493
LADISLAU FURIM- RU 566673

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –
RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

INDAIATUBA
2011
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho de Pesquisa e Prática Profissional tem por objetivos realizar uma análise sobre aquestão da participação da comunidade no âmbito escolar, aliando teoria estudada e prática vivenciada, expondo resultados obtidos na pesquisa de acordo com os pontos de vista de diferentes profissionais da educação.
Inicialmente, pode-se afirmar que nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família não pode viver sem a escola, pois, é através da interação desse trabalho emconjunto, que tem como objetivo o desenvolvimento do bem-estar e da aprendizagem do educando, os quais contribuirão na formação integral do mesmo.
A família é o primeiro contexto na qual a criança desenvolve padrões de socialização, deste modo, ela se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experiência de vida primária que vai refletir na sua vida escolar. Sendo assim, o sucesso naescola depende também, da colaboração familiar ativa.
É impossível colocar à parte escola, família e sociedade, pois, se o indivíduo é aluno, filho e cidadão, ao mesmo tempo, a tarefa de ensinar não compete apenas à escola, porque o aluno aprende também através da família, dos amigos, das pessoas que ele considera significativas, dos meios de comunicação, do cotidiano. Sendo assim, é preciso queprofessores, família e comunidade tenham claro que a escola precisa contar com o envolvimento de todos.
É necessário que família e escola se encarem responsavelmente como parceiras de caminhada, pois, ambas são responsáveis pelo que produz, podendo reforçar ou contrariar a influência uma da outra. Comunidade e escola precisam criar, através da educação, uma força para superar as suas dificuldades,construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.

2. COMUNIDADE E ESCOLA: PARCEIROS NA EDUCAÇÃO

Para se falar da importância da comunidade na escola, primeiro é necessário entender conceitos básicos como, por exemplo o que é comunidade, sociedade e como diferem uma da outra.
Pois bem, palavra comunidade tem origem notermo latim communĭtas. O conceito refere-se à qualidade daquilo que é comum, pelo que permite definir distintos tipos de conjuntos: das pessoas que fazem parte de uma população, de uma região ou nação; das nações que se encontram unidas por acordos políticos e econômicos ou de pessoas vinculadas por interesses comuns.
Pode-se dizer que uma comunidade é um grupo de seres humanos que partilhamelementos em comum, como o idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por exemplo. No seio de uma comunidade, é hábito criar-se uma identidade comum mediante a diferenciação de outros grupos ou comunidades.
Quanto à sociedade, esta se conceitua como sendo o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre siconstituindo uma comunidade. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.
Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútua sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituiçõesnacionais que lidam com o bem-estar cívico.
É evidente que comunidade e sociedade pode ser confundida em seus conceitos, porém a grosso modo, pode-se definir a comunidade como parte de uma sociedade, esta última como algo mais amplo.
As características de comunidade podem ser elencadas como: Nitidez: onde uma comunidade começa e onde acaba; Pequenez: ela é, em si, a unidade de observação...
tracking img