Familia no cras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mulheres em situação de vulnerabilidade social

Apresentação

Desde 1988, a constituição Federal colocou a assistência social, ao lado da saúde e da previdência social, como política integrante do sistema brasileiro de seguridade social. Em 1993, com a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social – a Loas – a assistência social foiordenada política pública garantidora de direitos dacidadania. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implantado a partir de 2005 em todo o território nacional, efetiva na prática a assistência social como política pública de estado, fazendo a necessária ruptura com o clientelismo e as politicas de favor e de ocasião. O SUAS altera radicalmente o modelo de gestão e a forma de financiamento da assistência social. Estabelece um novo pactofederativo entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, garantindo autonomias legais em regime de mútua colaboração institucional.
O município de São Pedro da Aldeia criou em parceria com o governo federal o Centro de Referência de Assistência Social que é a porta de entrada dos usuários na Assistência Social. Trata-se de uma Unidade Pública Estatal, que efetiva a referência e contra referênciana rede socioassistencial e também nos serviços prestados pelas demais politicas públicas. Faz parte da proteção social básica instituída pelo sistema único de assistência social nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
O presente projeto de Intervenção será executado no CRAS. Trata-se de uma proposta objetiva e direcionada a intervenção do Assistente Social em relação às mulheres excluídassocialmente devido a sua situação de baixa autoestima, baixa escolaridade, empregos informais ou até mesmo subempregos, que em sua maioria são arrimo de família e possuem como única fonte de renda o beneficio do Programa Bolsa Família.

Justificativa

A área de abrangência do CRAS apresenta um quadro social bastante critico, com alto índice de pobreza, desemprego, saúde e educação precárias,fatores que impedem que grande parte da população tenha as condições básicas de sobrevivência, tendo extrema necessidade de ser acompanhada pelo profissional do serviço social.
É de suma importância ressaltar que o Assistente Social tem como objeto de intervenção as manifestações da questão social como a fome, o desemprego, a precarização dos serviços públicos, a violação de direitos, a exclusãosocial e etc., portanto, durante o processo de intervenção o profissional socializa informações e orientações primordiais em relação aos seus direitos e deveres com o proposito de buscar melhorias de vida, resgatando a cidadania do usuário e de sua família, principalmente das mulheres.
O CRAS atende cerca de 1.000 usuários, dos quais 90% são mulheres em situação vulnerável, baixa autoestima, baixaescolaridade, empregos informais e subempregos.
Na maioria das vezes essas mulheres sustentam a família com uma renda mínima, proveniente do BolsaFamília, caracterizando uma situação de pobreza acentuada. Segundo Gomes e Pereira (2004)
“pobreza não pode ser definida de forma única, mas ela se evidencia quando parte da população não é capaz de gerar renda suficiente para ter acesso sustentável aosrecursos básicos que garantam uma qualidade de vida digna”. (p.359)
Neste sentido, o projeto em questão se justifica na medida em que possam auxiliar essas mulheres na melhoria de sua qualidade de vida.

Objetivo geral:

Realizar atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social do Balneário.

Objetivos específicos:* Promover, em parcerias com psicólogos e médicos do município, palestras sobre autoestima, interação familiar e planejamento familiar.
* Promover, em parceria com economista da Universidade Veiga de Almeida, worksohp sobre economia doméstica.
* Realizar oficinas de aproveitamento de alimentos, em parceria com as nutricionistas do município.
* Desenvolver rodas de conversas com o...
tracking img