Familia carlos drummond de andrade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O direito à vida, que primordialmente inclui direito a alimentação, saúde, cuidadosmaternos, afeto, acolhimento pelos adultos, garantia de desenvolvimento saudávelfísica, intelectual e emocionalmente


Anarquismo
Concepção ou corrente de pensamento segundo a qual o Estado deve ser abolido e a sociedade organizada de modo voluntário, sem o uso da força ou a imposição de obrigações. Segundo osanarquistas, o Estado é um corpo parasita que não desempenha nenhuma função útil, e apenas permite a uma pequena classe privilegiada explorar o restante da sociedade. Em seguida à abolição do Estado - o que, para a maioria dos anarquistas, exige uma luta revolucionária - surgiriam as instituições voluntárias que manteriam a ordem e coordenariam a produção.
Anarquismo é geralmente identificadocomo caos ou "bagunça", por ser uma doutrina política que defende a abolição de qualquer tipo de governo formal; mas, na verdade não é bem isso. Etimologicamente esta palavra é formada pelo sufixo de archon, que em grego significa governante, e an, que significa sem. Ou seja, anarquismo significa ao pé da letra "semgovernante". A principal idéia que rege o anarquismo é de que o governo é totalmentedesnecessário, violento e nocivo, tendo em vista que se toda a população pode, voluntariamente, se organizar e sobreviver em paz e harmonia.
A proposta dos anarquistas é contraditória ao sistema capitalista mas, não deve ser confundida com o individualismo pois, como já foi dito, está fundamentada na cooperação e aceitação da realidade por parte da comunidade. De acordo com os principaispensadores anarquistas, o homem é um ser que por natureza é capaz de viver em paz com seus semelhantes mas órgãos governamentais acabam inibindo esta tendência humana de cooperar com o resto da sociedade.
Com isso, podemos perceber que uma sociedade anarquista não é algo totalmente descontrolado como todos pensam, muito pelo contrário, esta é uma sociedade bem estruturada e organizada, só que estaorganização está baseada neste instinto natural do homem. Ou seja, ela depende da autodisciplina e cooperação voluntária, e não uma decisão hierárquica.
A sociedade cria uma construção artificial, na qual a ordem é imposta de cima para baixo, como em uma pirâmide. Já no anarquismo a sociedade não seria uma estrutura e sim um organismo vivo que cresce em função da natureza.
Por isso, os anarquistasabominam a formação de qualquer partido político pois estes acabam com a espontaneidade de ação, burocratizando-se e exercendo alguma forma de poder sobre o resto da população. Eles também temem as estruturas teóricas na medida em que estas podem se tornar autoritárias ou "sentenciosas".
Daí o anarquismo ser conhecido como algo vivo, e não uma simples doutrina, a ausência de poder e controle na mãode alguns torna o movimento anarquista algo frágil e flexível.


Liberalismo
Conceito
Doutrina que serviu de substrato ideológico antiabsolutistas que ocorreram na Europa (Inglaterra e França, basicamente) ao longo dos séculos XVII e XVIII e à luta pela independência dos Estados Unidos. Defendendo a liberdade individual no campo econômico e político, correspondeu aos anseios de poder daburguesia, que consolidava sua força econômica ante uma aristocracia em decadência amparada no absolutismo monárquico.
O liberalismo defendia:
1) a mais ampla liberdade INDIVIDUAL;
2) separação e independência entre três poderes (executivo, legislativo e judiciário);
3) o direito inalienável à propriedade;
4) a livre iniciativa e a concorrência como princípios básicos capazes de harmonizar osinteresses individuais e coletivos e gerar o progresso social;
5) não-intervenção econômica do Estado, que deve apenas garantir a livre-concorrência entre as empresas e o direito à propriedade privada, agindo apenas quando esta for ameaçada por convulsões sociais.
PENSAMENTO ECONÔMICO LIBERAL
O pensamento liberal de cunho econômico se constitui a partir do século XVIII no processo da...
tracking img