Família homofetiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

suzana raquel uller

familia homoafetiva, também é familia.

São Bento do Sul
2011

suzana raquel uller

familia homoafetiva, também é familia.

Trabalho de dependência da disciplina Seminários Temáticos I; Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Professores; Adarli, Lisnéia, Márcia, Sergio.

São Bento do Sul
2011SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4-6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO
Através da Lei nº 11.340, de 2006, tem-se uma nova regulamentação legislativa da família, juridicamente compreendida como a “comunidade formada por indivíduos que são ou se consideram aparentados, unidos por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa; independentemente de orientação sexual”.O STF reconhece união estável em relação homoafetiva em 05/03/2011. No ultimo Censo, foi declarado que há mais de 60 mil uniões estáveis homoafetivas no Brasil.
Os casais homossexuais têm os mesmos direitos e deveres que a legislação brasileira estabelece para os casais heterossexuais. E a recente decisão unânime do Supremo Tribunal Federal abre caminho para que o casamento civil entre pessoas domesmo sexo seja permitido e as uniões homoafetivas passem a ser tratadas como um novo tipo de família.
Neste presente trabalho abordarei os tipos de família e os vários arranjos familiares existentes em nossa sociedade. Darei ênfase nas uniões homoafetivas e na recente conquista dos homossexuais em constituir família perante a lei.

familia homoafetiva, também é familia.
A família é, semsombra de dúvidas, o contexto primeiro de nossa construção identitária. Neste contexto onde se dá nossos primeiros processos de socialização, os primeiros passos para nosso desenvolvimento enquanto pessoa e cidadão. Em geral é na família que aprendemos e constituímos nossa personalidade, através da assimilação de valores, crenças e modos de se comportar. Família essa que não se constitui apenas depai, mãe e irmãos biológicos (família nuclear), incluindo também todo tipo de cuidadores, de educadores, de pessoas que nos ajudam a dar nossos primeiros passos na vida, nos ensina a falar, comer, nos vestir, caminhar.
A família vem-se transformando através dos tempos, acompanhando as mudanças religiosas, econômicas e sócio-culturais do contexto em que se encontram inseridas e representa um gruposocial primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições.
Existe famílias que assumem uma estrutura nuclear ou conjugal, que consiste num homem, numa mulher e nos seus filhos, biológicos ou adotados, habitando num ambiente familiar comum.
Existem também famílias com uma estrutura de pais únicos ou mono-parental, tratando-se de uma variação da estrutura nucleartradicional devido a fenômenos sociais, como o divórcio, óbito, abandono de lar, ilegitimidade ou adoção de crianças por uma só pessoa.
A família ampliada ou consangüínea é outra estrutura, que consiste na família nuclear, mais os parentes diretos ou colaterais, podendo ser constituída por pais, filhos, avos, tios, primos e etc.
Para além destas estruturas, existem também as denominadas dealternativas, sendo elas as famílias comunitárias e as famílias homossexuais.
As famílias comunitárias, ao contrário dos sistemas familiares tradicionais, onde a total responsabilidade pela criação e educação das crianças se cinge aos pais e à escola, nestas famílias, o papel dos pais é descentralizado, sendo as crianças da responsabilidade de todos os membros adultos.
Nas famílias homossexuais existe umaligação conjugal ou marital, por contrato entre duas pessoas do mesmo sexo, que adotaram crianças ou, um ou ambos os parceiros têm filhos biológicos de casamentos heterossexuais.
Até muito recentemente, a família era entendida como a união, por meio do casamento, de homem e mulher, com o objetivo de constituir uma prole e educar os filhos. O casamento tinha como objetivo principal, além da...
tracking img