Família: evolução e novos tipos de formação familiar no brasil, frente às mudanças sociais, econômicas e culturais

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. A EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA COM ENFOQUE NO BRASIL, 4

2. AS MUDANÇAS DO PAPEL DA MULHER NA FAMÍLIA, 7

3. TIPOS DE FAMÍLIAS, 8

CONSIDERAÇÕES FINAISREFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

É sabido que a família existe desde os primórdios da humanidade, e que tem passado por várias transformações.
As mudanças nos campos da economia, da política, da cultura e datecnologia nas últimas décadas repercutiram no modelo de formação das famílias e dos provedores do sustento, entre outros aspectos. Mesmo assim, teorias de várias disciplinas continuam a considerá-la como,sendo o lugar de proteção, de socialização e de estabelecimento de vínculos. Na compreensão do seu significado, consideram que deve ser entendida dentro do contexto cultural a que pertencem.
Opresente trabalho objetiva uma abordagem sobre a caracterização dos tipos de família existentes na sociedade pós-moderna brasileira, que são totalmente diferentes e mais diversificadas que as famílias deantigamente.
Este trabalho contribui para a discussão sobre a definição de papéis que cada um exerce dentro de uma família. Considerando que o assunto sobre as mudanças nos tipos de formação familiarainda é muito recente, precisará também ser muito investigado em benefício de uma instituição chamada família que é considerada universal e para o esclarecimento e enriquecimento do conhecimento dacomunidade.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, apoiando-se na literatura específica do assunto sobre a contribuição de autores clássicos e atuais a respeito da elucidação da questão das mudançasna construção familiar. Inicialmente foram realizadas leituras de livros disponíveis em bibliotecas, após, foram feitas pesquisas de busca on-line de artigos publicados. Foram utilizadas como basepara o presente estudo, as obras dos autores: (PROST, VINCENT, 2003), (ACOSTA, VITALE (Org.), 2007), (ARIÈS, 1978), (FREYRE, 2006), (LEITE, 1997) e outros autores referenciados no final do trabalho....
tracking img