Família: definição legal e contexto sócio-cultural

A Constituição Brasileira de 1988 define, no Art. 226, parágrafo 4: “entende-se como entidade familiar a comunidade formada por qualquer um dospais e seus descendentes”.
Também o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu Art. 25, define como família natural “a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes”.Estas definições colocam a ênfase na existência de vínculos de filiação legal, de origem natural ou adotiva, independentemente do tipo de arranjo familiar onde esta relação de parentalidade e filiaçãoestiver inserida. Em outras palavras, não importa se a família é do tipo “nuclear”, “monoparental”, “reconstituída” ou outras.
A ênfase no vínculo de parentalidade/filiação respeita a igualdade dedireitos dos filhos, independentemente de sua condição de nascimento, imprimindo grande flexibilidade na compreensão do que é a instituição familiar, pelo menos no que diz respeito aos direitos dascrianças e adolescentes. Torna-se necessário desmistificar a idealização de uma dada estrutura familiar como sendo a “natural”, abrindo-se caminho para o reconhecimento da diversidade das organizaçõesfamiliares no contexto histórico, social e cultural. Ou seja, não se trata mais de conceber um modelo ideal de família, devendo-se ultrapassar a ênfase na estrutura familiar para enfatizar a capacidade dafamília de, em uma diversidade de arranjos, exercer a função de proteção e socialização de suas crianças e adolescentes.
As referências da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e doAdolescente são fundamentais para a definição de deveres da família, do Estado e da sociedade em relação à criança e ao adolescente. São fundamentais, ainda, para definir responsabilidades em casos de inserçãoem programas de apoio à família e de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Entretanto, a definição legal não supre a necessidade de se compreender a complexidade e riqueza dos vínculos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2010, 11). Família: definição legal e contexto sócio-cultural. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2010, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fam%C3%ADlia-Defini%C3%A7%C3%A3o-Legal-e-Contexto-S%C3%B3cio-Cultural/377.html

MLA

"Família: definição legal e contexto sócio-cultural" TrabalhosFeitos.com. 11 2010. 2010. 11 2010 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fam%C3%ADlia-Defini%C3%A7%C3%A3o-Legal-e-Contexto-S%C3%B3cio-Cultural/377.html>.

MLA 7

"Família: definição legal e contexto sócio-cultural." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2010. Web. 11 2010. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fam%C3%ADlia-Defini%C3%A7%C3%A3o-Legal-e-Contexto-S%C3%B3cio-Cultural/377.html>.

CHICAGO

"Família: definição legal e contexto sócio-cultural." TrabalhosFeitos.com. 11, 2010. Acessado 11, 2010. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fam%C3%ADlia-Defini%C3%A7%C3%A3o-Legal-e-Contexto-S%C3%B3cio-Cultural/377.html.