Falta de espontaneidade ou medo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO – Espontaneidade
CMGB* Desenvolvimento - 2012

FALTA DE ESPONTANEIDADE OU MEDO?

Espontaneidade, segundo Moreno, é a capacidade de um organismo adaptar-se adequadamente a novassituações. Da espontaneidade dependem as novas respostas, as imprevisíveis. A espontaneidade não é apenas o processo dentro da pessoa, mas também o fluxo de sentimentos na direção do estado de espontaneidade deoutra pessoa, ou de outras.

No ambiente cultural em que nos desenvolvemos, a tendência habitual é substituí-la cada vez mais por respostas fixas e reguladas, que não permitem reações novas einesperadas. Dentro das organizações percebemos que a espontaneidade é camuflada e canalizada para outras esferas, comprometendo as relações e ações de liderança. Perde-se a capacidade criativa e,consequentemente, a capacidade produtiva.

Quais são os maiores problemas que encontramos nas empresas no que se refere às relações humanas? Desconfiança, descrença, medo, resistência ao novo, àsmudanças... Sim, mas o que fazer com tudo isso? Como tratar ou melhorar o clima dentro das organizações? Como liberar a espontaneidade sem gerar desrespeito?

Todo e qualquer relacionamento, seja afetivo,familiar, social ou profissional, pressupõe um pacto de respeito e confiança baseado em sentimentos verdadeiros e espontâneos. A quebra desses valores leva o ser humano a uma desconfiança múltipla quecompromete sua capacidade perceptiva e relacional.

O exercício da espontaneidade enriquece o meio e a quem a exerce, na medida em que permite ao indivíduo uma correta adequação ao ambiente porlivre vontade e sem imposições que cerceiem sua personalidade, ao mesmo tempo em que provoca nos demais o mesmo tipo de resposta. O rendimento geral de um indivíduo ou de um grupo que possua um alto nívelde espontaneidade caracteriza-se por uma relação mais adequada entre capacidade criativa e produtiva e um menor esforço realizado.

A espontaneidade é, pois, um fator fundamental para a...
tracking img