Falsificaçao de meios de pagamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Falsificação de Meios de Pagamento |
|
|
|
|
|
Trabalho realizado pela aluna Sara Raquel Sousa Azevedo BS3 nº122

Introdução
Os meios de pagamento desempenham um papel muito importante nas nossas vidas, desde a moeda até ao cartão de crédito, usamo-los várias vezes por dia para variadas situações, desde pagamento do pequeno-almoço á compra de uma casa.

FalsificaçãoFalsificação seria uma especialidade artística se não fosse considerada ilegal pela legislação dos países, a falsificação inclui copiar ou reproduzir um produto ou um serviço, de forma a adoptar uma marca pertencente a outro. Além do fato de driblar a boa fé das pessoas, a falsificação implica não pagar impostos, ou se pagando conquistar uma fatia de mercado pertencente a outro e protegida por direitosde patente.
Actualmente, na era dos computadores os governos tem que repensar políticas para evitar falsificações. Com as novas impressoras a laser, tornou-se mais fácil imprimir dinheiro, mesmo sem matriz.

Falsificação de meios de pagamento
As falsificações fiduciárias englobam as moedas, as notas de banco, os cheques e os títulos.
As falsificações reduzem-se a três grandes sistemas:lavagem (produtos químicos), apagamento (com borracha de lápis ou de tinta) e rasura (raspador, lâmina). Nas eliminações por lavagem, os processos e os reagentes mais utilizados são: produtos comerciais tal como a lixívia com adição de acido ou não.
Em todos os casos, os reagentes químicos atacam o papel e depois de evaporados, deixam uma ligeira fluorescência na zona onde foram aplicados. Estapropriedade pode ser verificada com radiação ultravioleta, observar-se-á luminescência.
Na eliminação física (com borracha ou lâmina), não se verifica a existência de qualquer fluorescência pois é apenas um processo mecânico, no entanto, por muito ligeira que seja a acção abrasiva sobre o papel, ficam levantadas algumas fibras de celulose (substância do qual é feito o papel), neste caso basta iluminara superfície suspeita com luz rasante (a 180º) para ver a região modificada.
Os acrescentos podem ser efectuados de três maneiras: por emenda, por acrescentamento ou por transferência. A emenda pode ser posta em evidência por procedimentos ópticos ou mesmo químicos.
Os procedimentos ópticos utilizam as radiações ultravioleta e infravermelha e mais recentemente o laser. O acrescentamento é umaadição pura e simples, sem emenda nem transferência.

Falsificação de moeda
A fabricação de moeda metálica é feita geralmente por moldagem e por cunhagem. A identificação da moeda-metal falsa baseia-se à partida, nas características particulares ou lesões que pode apresentar a matriz (cunhagem) ou o molde (moldagem), independentemente da liga que é utilizada para essas operações - liga queinteressa conhecer também, para saber se se trata de um tipo concentrado ou disperso de falsificadores de moeda, se a análise espectrométrica revela as mesmas impurezas, e nas mesmas proporções, em relação ao conjunto da composição das ligas, é porque têm uma origem comum.

A falsificação da moeda-papel
Os desenhos e cores que adornam a quase totalidade das notas impressas através de métodosOff-Set (sem relevo) ou talhe doce (com relevo), são algo mais do que simples ornamentos embelezadores. A sua finalidade principal é uma das mais importantes defesas que as empresas especializadas e, legalmente em actividade, conseguiram encontrar para dificultar a acção dos falsificadores.
Se observarmos atentamente, com o auxílio de uma lente, os desenhos e cores que constituem qualquer notagenuína constataremos que para além da criatividade e beleza que os artistas intervenientes conseguem transmitir para o papel, existe a intenção primordial de complicar ao máximo os desenhos ornamentais a fim de impedir a sua falsificação.
Figuras humanas, desenhos geométricos, florões, entrançados, teias e um nunca acabar de temas, tudo isto é executado como se fosse feito por uma só linha que faz...
tracking img