FALHAS ORTOGRÁFICAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS DA 8ª SÉRIE DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JAIME LAURINDO DA SILVA – BARROQUINHA-CE

10484 palavras 42 páginas
8

INTRODUÇÃO

Percebeu-se através de análises feitas em alguns livros didáticos que os questionamentos sobre a leitura do texto, a baixa exploração do vocabulário do mesmo, como é trabalhado o significado das palavras através do dicionário de forma descontextualizada e exercícios repetitivos, remete-nos a uma reflexão para a problemática que envolve o ensino de
Língua Portuguesa, vindo a favorecer numa nova visão acerca dos procedimentos didáticos para trabalhar a língua, e assim, garantir uma melhor qualidade do ensino no país uma vez que eram utilizados métodos e conteúdos tradicionais não muito satisfatório. Isso se reflete a uma frase de Freire (1994, p.35) “Ler o mundo – ler a palavra. Partia do princípio de que aprender a ler não poderia ser uma mera repetição mecânica de palavras, sem nenhuma relação com a vida e a luta das pessoas.”
A ortografia tem sido um dos temas mais presentes na questão da alfabetização uma vez que aprender a escrever implica compreender a relação entre sons e letras, ou seja, dominar a forma convencional de escrita das palavras. Neste sentido, o erro ortográfico tem se apresentado como um fato preocupante e pouco compreendido no contexto da aprendizagem da escrita.
A escrita é um tema que durante a minha vida acadêmica vem sendo alvo de constantes discussões. As indagações que coloco neste texto não surgiram apenas por esse motivo, mas também pela carreira que exerço no magistério como professor de língua portuguesa. Ao fazer a pergunta O que se lê na aula de língua portuguesa?, gostaria de levantar alguns questionamentos sobre a escrita a fim de refletir sobre o seu surgimento e sua prática nas aulas dessa disciplina. Para tanto desenvolveremos uma pesquisa sobre produção de texto que teve como objetivo principal analisar a produção de texto dos alunos de 8ª série escola de Ensino Fundamental e Médio Jaime Laurindo da Silva, Barroquinha-Ce comentando os tipos de alterações ortográficas.
Este trabalho

Relacionados