Falha no controle de estoque na engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo “Estocagem” surge com a história bíblica de José, antes de Cristo,que com uma interpretação de um sonho, deu início à construção de um galpão e a estocagem de comida para a sobrevivência aos sete anos de fome.
A acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação ,deu início aos almoxarifados que é o local onde se armazena materiais, existindo tanto no serviçopúblico, como nas empresas privadas.
Não se pode admitir um sistema de material sem este local próprio. Suas finalidades são: prever, planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Para um almoxarifado de uma indústria de Construção civil as finalidades são concentrar e abastecer uma determinada obra, recebendo, guardando e entregando o material.
O grande desafio para os administradoresdesses materiais nos dias de hoje é o planejamento e o controle de estoque, devido às grandes falhas humanas, as perdas de materiais no estoque e a demanda de produtos.
Assim, nenhuma organização pode planejar,detalhadamente,todos os aspectos de suas ações atuais ou futuras, mas podem e devem ter noções dessa organização , e determinar a melhor caminho, ou seja, precisa de uma visão estratégica detodo o complexo produtivo.
A organização do controle de estoque é também um dos fatores de peso para a validação de programas de qualidades, por isso há tanta necessidade de minimizar falhas.

RISCOS DA FALTA DE MATÉRIAS EM OBRAS

São várias as definições de estoque. Neste trabalho, entende-se por estoque “qualquer quantidade de bens físicos que sejam conservados, de forma improdutiva, poralgum intervalo de tempo”Moreira, 1998). Constituem estoque tanto os produtos acabados que aguardam venda ou despacho, como matérias-primas e componentes que aguardam utilização na produção. Na construção civil, são feitos estoques de materiais para a construção; logo, estoque de entrada.
Manter estoques significa imobilizar recursos e incorrer em uma série de custos, alguns facilmenteidentificáveis e calculáveis e outros não.Mas que nem por isso deixam de existir.
Na construção civil, o principal objetivo em manter estoques é compensar as incertezas entre fornecimento e demanda, pois existe um tempo entre o pedido ser feito e o produto chegar à obra, e nesse intervalo é necessário ter a matéria-prima para que não haja uma interrupção no processo construtivo.
Na construção civil ademanda do material depende do planejamento realizado previamente. Segundo Leite & Possamai (2001), “o planejamento da programação de obras em engenharia,implica inicialmente, uma previsão das atividades a serem realizadas, dos recursos necessários, dos custos estimados, dos prazos e de tantos outros elementos importantes para a execução e para o acompanhamento da obra”.
Segundo Nigel Slack ,

Asimplicaçoes de falta de acuidade dos registros de estoque são faltas de materiais que levam a reprogramaçoes da produção, o que resulta em insuficiencia e possivelmente em falta na satisfação de um pedido de cliente". (1996 :466)

Portanto o controle e a fiscalização dos materiais é de extrema importancia, pois previne grandes problemas e insatisfações.
PERDAS DE MATÉRIAIS NA CONSTRUÇÃO CIVILUm dos grandes desafios no setor de estocagem é analisar as perdas de materiais dentro da construção civil.
O conceito de perdas na construção civil é, segundo Koskela (1992)” definido como tudo aquilo que consome recursos mas não agrega valor”. Ainda conforme Koskela (1992) “grandes falhas eram a desconsideração das atividades de fluxo inerentes ao processo e a ausência de uma corretaespecificação do produto segundo as necessidades dos clientes, levando a um grande número de retrabalhos” .Mas esse conceito não deve ser associado unicamente aos desperdícios de materiais.As perdas estendem-se além deste conceito e devem ser entendidas como qualquer ineficiência no uso de equipamentos, materiais, mão de obra e capital em quantidades superiores àquelas necessárias à produção . Neste...
tracking img