Falcão meninos do trafico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC
CURSO DE DIREITO

ANA PAULA PEIXOTO
HAIK BOUILLIART
ICARO ALVES
JOÃO PAULO NASCIMENTO

FALCÃO : MENINOS DO TRAFICO

ITABUNA/BA
2011
ANA PAULA PEIXOTO
HAIK BOUILLIART
ICARO ALVESJOÃO PAULO NASCIMENTO

FALCÃO : MENINOS DO TRAFICO

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do trabalho cientifico do I período do curso de Direito da FTC como requisito parcial de avaliação, orientado pela profa. Gilsária Teixeira.

ITABUNA/BA
2011

RESENHA CRITICA

BARBOSA, Alex Pereira;ATHAYDE, Celso. Falcão: Meninos do Tráfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. Resenha de: Ana Paula Peixoto, Haik Bouilliart, Ícaro Alves, João Paulo Nascimento. Falcão: Meninos do Tráfico. Documentário (VHS e DVD) duração: 60 minutos.

CREDENCIAIS DOS AUTORES

Alex Pereira Barbosa, mais conhecido como MV Bill, é um dos rapper mais famoso do Brasil; Brasileiro, nascido na cidade do Rio deJaneiro, criado na Cidade de Deus. Dentro de sua carreira se destacou pelas obras tituladas como: Traficando Informação; Declaração de Guerra; Falcão, O Bagulho é Doido; Causa e Efeito; Despacho Urbano; Cabeça de Porco; Falcão: Meninos do Tráfico; Falcão: Mulheres e o Tráfico. Bill tem uma carreira bastante promissora, já recebeu várias premiações pelas suas obras, algumas há âmbito internacional, epor ser um nome importante na área política e ideológica sofreu muito preconceito, chegando até a sofrer repressões físicas.
Celso Athayde, produtor brasileiro, nascido na baixada Fluminense, RJ, criado na favela do Sapo. Considerado um dos mais importantes produtores de Hip Hop do Brasil através do projeto Hutúz, ganhou grande reconhecimento por ter participado e ter sido autor de obrasimportantes na área social. Dentre elas destacam-se: Falcão - Mulheres e o tráfico, Falcão - Meninos do Tráfico e Cabeça de Porco, O Manual dos Basqueteiros, lançamento da primeira revista Black do Rio de Janeiro. Juntamente com o rapper MV Bill (cuja Celso cuida da agenda) grande parceiro nos trabalhos em prol dos Direitos Humanos, criou a Central Única das Favelas (CUFA). Athayde foi consagradodevido aos seus projetos sociais, recebendo inclusive premiações internacionais. O produtor ainda realiza manifestações esportivas e culturais com o objetivo da inclusão social e do exercício da cidadania, sem dúvida é um grande nome no cenário social e cultural do país.

BREVE SÍNTESE

O Documentário, Falcão – Meninos do Tráfico ganhou grande repercussão no país, ao ser apresentado noFantástico, programa exibido na principal emissora de televisão do Brasil (TV Globo), tornou-se altamente popular. O referido documentário produzido pelo rapper MV Bill, representa a verdadeira realidade do crime organizado no país, dentro do universo vivido por meninos, que começam cada vez mais precoces a ingressar no de tráfico de drogas, um futuro que em termos gerais não tem salvação. Nas filmagens émostrada a estrutura do tráfico, as gírias e os códigos usados entre os jovens; mostram-se também as razões, as angustias, as loucuras, os sonhos, as maldades e as contradições de cada um. A exibição desse documentário teve um efeito bastante conturbador na sociedade e deixaram todos os cidadãos escandalizados e mobilizados com a questão dos jovens, trazendo a tona o problema da segurança pública,falta de esperança dos jovens brasileiros na busca de um futuro melhor, e a efetivação dos Direitos Humanos.

RESUMO

O documentário brasileiro Falcão: Meninos do Trafico, realizado entre os anos de 1998 e 2006 pelo rapper MV Bill e seu empresário Celso Athayde, tem como principal objetivo retratar a verdadeira realidade do tráfico de drogas existente nas favelas do Brasil, para que...
tracking img