Falar em línguas é da parte de deus?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FALAR EM LÍNGUAS É DA PARTE DE DEUS?

“EU NÃO consigo entender”, diz Devon. “Toda semana na minha igreja muitas pessoas parecem receber o espírito santo e falar milagrosamente em outras línguas. Algumas delas levam uma vida imoral. Por outro lado, eu me esforço em ter uma boa moral, mas por mais que eu ore pedindo para receber esse dom, nunca recebo. Por que isso acontece?”

Gabriel tambémfrequenta uma igreja em que as pessoas parecem receber o espírito santo e falar em línguas. “O que mais me incomoda”, explica ele, “é que enquanto estou orando, outros me atrapalham falando coisas que nem eu nem eles entendem. Ninguém se beneficia disso. Mas os dons do espírito de Deus não deveriam ter algum objetivo útil?”

O que aconteceu com Devon e Gabriel levanta uma pergunta intrigante: Seráque falar em línguas como se faz em algumas igrejas hoje é realmente da parte de Deus? Para responder a essa pergunta, será de ajuda examinar como era o dom milagroso de línguas entre os cristãos do primeiro século.
Eles “principiaram a falar em línguas diferentes”

A Bíblia fala de homens e mulheres que receberam a capacidade de falar línguas que nunca haviam aprendido. Isso aconteceu pelaprimeira vez em Jerusalém, no dia do Pentecostes de 33 EC, poucas semanas após a morte de Jesus Cristo. Naquele dia, cerca de 120 discípulos de Jesus “ficaram cheios de espírito santo e principiaram a falar em línguas diferentes”. Visitantes de outros países ficaram perplexos, “porque cada um os ouvia falar no seu próprio idioma”. — Atos 1:15; 2:1-6.

A Bíblia menciona outros seguidores de Jesusque tinham essa capacidade notável. Por exemplo, com a ajuda do espírito santo, o apóstolo Paulo podia falar muitas línguas. (Atos 19:6; 1 Coríntios 12:10, 28; 14:18) Mas qualquer dom do espírito santo de Deus logicamente deveria ter um objetivo válido. Então, qual era o objetivo de se falar em línguas nos tempos bíblicos?
Sinal de apoio divino

Quando Paulo escreveu à congregação cristã deCorinto, que pelo visto tinha pessoas que falavam em línguas, ele explicou que ‘as línguas eram um sinal para os incrédulos’, ou seja, para os que não eram cristãos. (1 Coríntios 14:22) Assim, junto com outros dons milagrosos, falar em línguas era uma indicação de que a recém-formada congregação cristã tinha a aprovação e o apoio de Deus. Os dons milagrosos eram como uma placa que indicava para ondeas pessoas sinceras deviam ir a fim de encontrar o povo escolhido de Deus.

É interessante, porém, que a Bíblia não diz que Jesus ou qualquer dos profetas pré-cristãos falavam línguas que não conheciam. Então, além de servir como sinal de apoio divino, o dom de línguas que os cristãos receberam, pelo visto, tinha ainda outro objetivo.
Meio de divulgar as boas novas

No começo de seuministério, Jesus instruiu seus discípulos a pregar as boas novas do Reino de Deus apenas aos judeus. (Mateus 10:6; 15:24) Por causa disso, os discípulos praticamente só pregavam em lugares em que a maioria dos habitantes eram judeus. Mas isso logo mudaria.

Poucos dias depois de morrer e ser ressuscitado, em 33 EC, Jesus ordenou a seus seguidores que ‘fizessem discípulos de pessoas de todas as nações’.Ele também lhes disse para serem suas testemunhas “até à parte mais distante da terra”. (Mateus 28:19; Atos 1:8) Para que as boas novas tivessem esse alcance, eles precisariam falar muitas outras línguas além do hebraico.

No entanto, muitos daqueles primeiros cristãos eram “indoutos e comuns”. (Atos 4:13) Então, como eles poderiam pregar em lugares distantes onde se falavam idiomas de que talveznem sequer tivessem ouvido falar? O espírito santo concedeu a alguns desses fiéis pregadores o dom milagroso de pregar com fluência em idiomas que eles nunca tinham aprendido.

Assim, o dom de línguas tinha dois objetivos essenciais. Primeiro, era um sinal do apoio de Deus. Segundo, era um meio eficaz de ajudar os cristãos do primeiro século a cumprir sua comissão de pregar a pessoas que...
tracking img