Falacias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Falácias

Na lógica e na retórica, uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que sedestinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso.
Também conhecidas como Sofismas, as Falácias sãoargumentos errôneos que tentam justificar uma afirmação. Alguns estudiosos consideram que o Sofisma é uma falácia intencional, de má-fé, tendo a deliberada intenção de enganar, enquanto a Falácia pura esimples é apenas um erro que pode ocorrer por descuido, mau-hábito ou ingenuidade.
Reconhecer as falácias é por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional,íntima, psicológica ou emotiva, mas não validade lógica. É importante conhecer os tipos de falácia para evitar armadilhas lógicas na própria argumentação e para analisar a argumentação alheia.
É importante observar que osimples fato de alguém cometer uma falácia não invalida sua argumentação. Ninguém pode dizer: "Li um livro de Rousseau, mas ele cometeu uma falácia, então todo o seu pensamento deve estar errado".Classificação

Falácias FORMAIS são aquelas onde o erro está na Forma do argumento, em geral uma violação das regras do silogismo. Falácias NÃO-FORMAIS, ou INFORMAIS, são aquelas em que o erro nãoestá na forma em si, mas sim na matéria sobre a qual o argumento se aplica normalmente premissas falsas.

Existem, portanto, duas formas primárias de gerar argumentos incorretos. Cometendo erros deraciocínio com informações verdadeiras, erro FORMAL, ou raciocinando corretamente com informações falsas, erro INFORMAL, ou MATERIAL. E, é claro, é possível também raciocinar erroneamente cominformações falsas.

Em contrapartida, se o raciocínio e as informações forem corretos, as conclusões inevitavelmente serão corretas.

Distinção entre falácias formais e Informais:

a) as...
tracking img