fala e defeito de trasnformadores

564 palavras 3 páginas
Falha e defeito em transformadores

Considera-se “defeito” uma anomalia em um equipamento que pode levar o mesmo a funcionar de forma irregular e/ou aquém de sua capacidade nominal, de forma que se este não ,corrigido a tempo, pode evoluir e levar o equipamento a falhar e ser retirado de serviço. O “defeito” em equipamentos é aquele proveniente de fenômenos térmicos, elétricos, magnéticos e mecânicos, tais como:

a) aquecimento acima do previsto;

b) descargas elétricas incipientes;

c) gotejamento de líquido isolante.

Considera-se “falha” uma anomalia em um equipamento que leva forçosamente à interrupção do funcionamento do mesmo, retirando-o obrigatoriamente de serviço, sendo que a mesma é provocada por fenômenos elétricos e mecânicos, tais como:

a) rompimento de rigidez dielétrica de isolação não-regenerativa (por exemplo: papel);

b) quebra de componente essencial.

Ressalta-se, também, que neste trabalho é utilizada a expressão “interrupção” para designar a interrupção de serviço dos equipamentos, ou seja, a retirada de operação dos mesmos, quer seja por defeito ou por falha.

Manutenção preventiva A manutenção preventiva é a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou defeito, ou ainda para corrigir desgastes naturais e previsíveis, seguindo uma programação previamente elaborada, baseada em intervalos definidos de tempo. Pode ser realizada em intervalos regulares ou subordinada a outros critérios de manutenção. Sendo assim, a manutenção preventiva procura evitar a ocorrência de falhas, ou seja, como o nome já diz, ela procura prevenir.

Técnica preditiva

O termo associado à técnica preditiva é o verbo “predizer”, ou seja, é a ação que busca a antecipação de uma ocorrência.
As técnicas preditivas são métodos de diagnósticos pertencentes à manutenção preventiva, sendo baseadas numa análise dos dados fornecidos pelo monitoramento contínuo

Relacionados