Fahrenheit e a atualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A história do filme Fahrenheit 451 nos faz refletir sobre a comunicação na atualidade. Vivemos em um mundo globalizado, onde a informação circula de forma muito rápida nos quatro cantos da terra.Estamos limitados e, muitas das vezes, não temos condições de averiguar se os fatos noticiados são verdadeiros. Acabamos aceitando o que nos é transmitido, por acomodação ou impossibilidade, e tomamostudo como real.
A mídia quer ser nossa provedora de referências, de acontecimentos e de notícias. Na verdade, parecemos seres não pensantes, que muitas das vezes nem questionam os maiores absurdosdivulgados. Infelizmente, a grande maioria é assim.
No filme citado, as pessoas estão sedentas por histórias, por casos, por enredos. Porém, há uma norma social que proíbe o acesso aos livros,denominando os leitores de pessoas infelizes e incapazes. Trazendo para nossa realidade, podemos fazer um paralelo com as pessoas que aceitam o que a sociedade impõe. No filme, grande parte da populaçãoatendeu à ordem do Estado. Assim também, concordamos com várias ideias que nos são propostas.
Não somos privados de informação, mas muitas vezes somos “adestrados” para pensarmos e agirmos da mesmaforma. A mídia tem esse poder de manipulação e controle. No filme, o regime totalitário fez uma determinação: conduzir toda a sociedade à um comportamento comum. E muitos assim o fizeram.
Porém, umcidadão, antes guiado pelas autoridades, revela-se no filme como um curioso e amante da literatura. A acusação de infelicidade de quem praticava a leitura pregada à sociedade foi convertida em um desejo deler cada vez mais. E, atualmente, assim são os “despertados” em meio a globalização: tem acesso a tudo, em qualquer momento, e não se cansa de pesquisar, certificar, avaliar e criar seus própriosvalores.
Deveríamos ser todos como esse cidadão, Montag, que em meio ao que lhe é imposto decidi infringir as regras, lutar ocultamente (enquanto não é descoberto) e não desistir quando é perseguido....
tracking img