Fahrenheit 9/11

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Michael Moore definitivamente é uma figura peculiar. Quem consegue imaginar aqui no Brasil, um jovem funcionário público de 18 anos assumindo a vaga de diretor de uma escola pública? Sendo que em que nosso país, na mais otimista das previsões essa é a idade com a qual os alunos costumam finalizar seus estudos no ensino médio. O diretor de Fahrenheit 9/11 recebeu essa incumbência, aqui não se podeafirmar os motivos que o levaram a tal feito, porém pode-se presumir que ele com essa idade já se apresentava como um cidadão consciente de seu papel na sociedade, pois só assim seria indicado para tal vaga. Nascido em 23 de abril de 1954 na pequena cidade de Flint (EUA), Michael também foi o idealizador de um pequeno jornal em sua cidade natal, mas que ganhou notoriedade em todo país na época,começando assim a construir sua imagem.
Em 1989, Michael dirige seu primeiro documentário “Roger & Me”, o Roger em questão era Roger Smith, presidente da General Motors, Michael insistiu por 3 anos para conseguir uma entrevista com o mesmo, para que este pudesse explicar os motivos que levaram a GM a fechar fábricas em Flint, causando assim a demissão de mais de dez mil funcionários, dentre osquais o pai de Michael. Porém, não obteve sucesso em sua empreitada e a entrevista nunca foi realizada. Para muitos, isso denota o caráter de Michael, engajado em lutas sociais.
Antes de Fahrenheit, Moore foi aclamado com um oscar pelo documentário “Tiros em Columbine” (2002), na cerimônia de premiação, já no ano de 2003, o diretor foi enfático ao demonstrar seu descontentamento em relação a maneiracomo Bush conduzia a chamada “Guerra ao terror”, pois os primeiros ataques ao Iraque haviam acontecido apenas 3 dia antes da festa. Moore finalizou assim seu discurso “Vivemos em tempos fictícios, em que resultados eleitorais fictícios elegem um presidente fictício, que nos manda para a guerra por razões fictícias”. Era apenas uma amostra do que estava por vir.
O título do documentário foicuidadosamente escolhido, faz referência a outro filme, da década de 60: Fahrenheit 451, do diretor Ray Bradlbury, o título faz alusão a temperatura (fahrenheit é a medida de temperatura comumente utilizada nos EUA, no Brasil estamos mais acostumados ao grau celsius) na qual o papel queimaria (isso segundo o filme). A história é baseada no totalitarismo de um governo que deseja eliminar os livros,impedindo assim a propagação do conhecimento, facilitando dessa forma a imposição de um pensamento que interesse aos governantes, no caso da guerra do Iraque, amplamente explorada pelo filme, Michael quer provar que George W. Bush manipulou informações para sustentar sua ideia de invadir o país de Saddan Hussein com total apoio da população.
O gênero documentário costuma não atrair muito a atençãodo grande público, que em sua maioria esta mais preocupada com os filmes de ação, ficção científica ou romance. Contudo, Fahrenheit9/11 superou as expectativas tanto de público/ renda, quanto de crítica, sendo aclamado com a Palma de Ouro, prêmio máximo de um dos mais prestigiados eventos sobre cinema do mundo, o festival de cinema de Cannes, sendo ovacionado por mais de 20 minutos. Para osespecialistas, não foi a qualidade do filme em si que o levou a conquistar o prêmio, foi mais uma forma de protesto.
O documentário começa explorando a eleição presidencial norte-americana, um evento de abrangência global, as nações param a fim de observar os cenários políticos futuros, visto que as eleições naquele país costumam ter repercussão em todo o mundo, devido a isso, a população de outrospaíses já se acostumou aos nomes dos partidos Republicanos e Democrata, que ao longo dos anos vem se revezando na Casa Branca, no momento os Democratas “estão no poder”, representados pelo presidente Barack Obama. Antes dele, entre os anos de 2001 a 2008, o país foi governado por George W. Bush, um político republicano.
O Brasil, infelizmente, é apontado através de diversos rankings como um país...
tracking img