Fado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEIS E ATUARIAIS

Disciplina: Controladoria
Aluno: Adeilson de Souza Vieira
Turno: Tarde
Sala: B8

TIPO DE ORGANIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO LINEAR
A organização do tipo linear tem sua origem na organização dos antigos exércitos, o princípio da autoridade linear, princípio escalar queestabelece a hierarquia da autoridade.

O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. É uma forma de organização típica de pequenas empresas ou de estágios iniciais das organizações.

Características da Organização Linear
➢ Autoridade linear ou única: é a autoridade única e absoluta do superior sobre seussubordinados, típica das organizações militares.
➢ Linhas formais de comunicação: são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma.
➢ Centralização das decisões: existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização.
➢ Apecto piramidal: à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.

Vantagens➢ Estrutura simples e de fácil compreensão: o subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor.
➢ Clara delimitação das responsabilidades: nenhum órgão ou cargo intervém em área alheia.
➢ Facilidade de implantação: oferece facilidade em seu funcionamento, controle e na disciplina.
➢ É bastante estável: permite o funcionamento da organização, graças à centralização docontrole.
➢ É o tipo de organização indicado para pequenas empresas.

Desvantagens
➢ Estabilidade e constância das relações formais: podem levar à rigidez e inflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação da organização a novas situações. Não responde às mudanças rápidas.
➢ Autoridade linear baseada no comando único e direto: pode tornar-se autocrática, dificultando acooperação e a iniciativa das pessoas.
➢ A organização linear exagera a função de chefia e de comando: pois pressupõe a existência de chefes capazes de faze tudo e saber tudo (monopólio das comunicações).
➢ A unidade de comando torna o chefe um generalista: impede a especialização, pois acumula os chefes com todos os assuntos possíveis da organização.
➢ Provoca o congestionamento daslinhas formais de comunicação.
➢ As comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas.

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções. O princípio funcional separa, distingue e especializa.

Características da Organização Funcional
➢ Autoridade funcional ou dividida: éuma autoridade do conhecimento. Cada subordinado reporta-se a muitos superiores, simultaneamente. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados.
➢ Linhas diretas de comunicação: as comunicações são efetuadas diretamente. A organização funcional busca a maior rapidez possível nas comunicações.
➢ Descentralização das decisões: não é hierarquia, mas a especialidade quem promoveas decisões. Caracteriza-se pela descentralização das decisões.
➢ Ênfase na especialização: baseia-se no primado da especialização de todos os órgãos ou cargos. As responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações.

Vantagens
➢ Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos. Permite a cada órgão ou cargo concentrar-se total e unicamente sobre seu trabalho esua função.
➢ Permite a melhor supervisão técnica possível, pois cada órgão ou cargo reporta-se a “experts” em seu campo de especialização.
➢ Desenvolve comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão.
➢ Separa funções de planejamento e de controle das funções de execução.

Desvantagens
➢ Diluição e conseqüente perda de...
tracking img