Fadiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fadiga:
A palavra fadiga é usada no quotidiano para descrever uma série de males, que vão desde um estado genérico de letargia (é perda temporária e completa da sensibilidade e do movimento porcausa fisiológica), até uma sensação específica de calor nos músculos provocada pelo trabalho intenso. Fisiologicamente, "fadiga" descreve a incapacidade de continuar a funcionar ao nível normal dacapacidade pessoal devido a uma percepção ampliada do esforço. A fadiga está presente na vida quotidiana, mas geralmente torna-se particularmente perceptível durante a realização de exercícios pesados.A fadiga possui duas formas de se manifestar: manifesta-se como uma incapacidade muscular local para desenvolver um trabalho e a outra manifesta-se como uma sensação abrangente de falta deenergia, corporal ou sistémica. A fadiga pode ser perigosa quando são realizadas tarefas que pedem uma concentração constante, como por exemplo conduzir um veículo.
Podemos considerardois tipos de fadiga: a Aguda e a Crónica. A primeira surge após um esforço e desaparece com o repouso; a segunda instala-se no atleta quando existe um desajuste do volume de trabalho e repouso, porexcesso de treino ou de competição.
Por isso facilmente se compreende, que acima de tudo, a fadiga é o principal adversário do atleta. Estas duas formas estão baseadas em fenómenosfisiológicos completamente diferentes.
A multiplicidade de usos da expressão "fadiga" levou a uma quase caótica organização dos conceitos

Sítios onde pode haver fadiga:
• A Fadiga Central: O SistemaNervoso Central (SNC) está implicado na fadiga se houver redução da quantidade de unidades motoras funcionantes envolvidas na atividade ou redução da frequência de disparos das unidades motoras.

•A Fadiga Periférica: A grande maioria dos estudos aponta para a periferia, onde eventos neurais, mecânicos ou energéticos podem impedir a produção da tensão.
Formas de fadiga:
• Fadiga...
tracking img