Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo deste trabalho é analisar de modo comparativo os contos ‘O caso de Valdemar’ e ‘Os dentes de Berenice’, ambos do autor Edgar Allan Poe, autor este considerado o mestre do terror, e tambémo criador do gênero policial, ele se apresenta em suas obras sobre vários aspectos: crítico, poeta, romancista e filósofo.
Nos dois contos o narrador é narrador-personagem, conta na 1ª pessoa ahistória da qual também é personagem. Ambos os narradores possuem uma instabilidade psicológica, no conto Os dentes de Berenice percebemos quando o narrador-personagem Egeu comenta sobre a sua doençamonomania (obsessão, mania exclusiva) "O mesmo objeto ocupava sozinho a minha mente. E eu desenvolvia em torno dele toda espécie de ocupação". No conto o caso de Valdemar é possível perceber ainstabilidade do narrador-personagem, o qual não se revela nominalmente na trama, pela ideia fixa voltada ao hipnotismo e a estranha curiosidade de hipnotizar alguém á beira da morte, "Ninguém fora, ainda,hipnotizado a hora extrema, no momento final da vida.".
Mas apesar da visível insanidade do narrador do conto O caso de Valdemar ele tenta convencer os leitores que sua história é real, após narrar umacontecimento horrendo, estranho e duvidoso da hipnose de Valdemar o narrador insiste em sua história dizendo "Aqui, mesmo que o leitor não me acredite, é meu dever continuar". Mas já no conto Os dedentes de Berenice, o narrador é totalmente insano nem ele sabe o que está acontecendo, não sabe o que é real e o que é ilusão, isso no final da trama.
Apesar dos dois narradores serem os mesmos nosdois contos, eles se comportam de maneira diferente em relação às outras personagens, no conto O caso de Valdemar é notável que o narrador tivesse uma amizade superficial com o personagem Valdemar, poisele não relata nada de íntimo sobre ele, comenta seu endereço, sua doença, e que sabia que Valdemar não tinha parentes na América que pudessem interferir no magnetismo que ele pretendia submeter...
tracking img