Faculdade

Páginas: 2 (469 palavras) Publicado: 10 de março de 2013
De acordo com seus amigos, "El Pije" (elegante), como Allende era conhecido, já discutia política aos 15 anos com a malícia de um veterano. Seus primeiros contatos com essa atividade aconteceram nocolégio, quando conheceu o anarquista italiano Juan Demarchi, que lhe indicava leituras.

Allende estudou medicina na Universidade do Chile e, em 1927, foi eleito presidente do Centro de Alunos. Namesma época, entrou para a maçonaria, seguindo uma tradição familiar. Em 1933, foi um dos fundadores do Partido Socialista Chileno, dele fazendo parte até 1946. Em 1937, foi eleito deputado e, doisanos depois, nomeado ministro da Saúde, função que exerceu até 1942. No ano seguinte, assumiu a direção do partido. Em 1945, foi eleito senador, cargo que ocupou durante 25 anos.

Salvador Allendeperdeu por três vezes as eleições presidenciais, em 1952, 1958 e 1964, mas conseguiu eleger-se presidente do Chile em 1970, como candidato de uma coligação de esquerda, a Unidade Popular. Assim, entroupara a história da política mundial como o primeiro marxista a chegar ao poder através das urnas.

Allende assumiu a presidência no dia 3 de novembro de 1970 e durante seu governo nacionalizou asminas de cobre, a principal riqueza do país. Além disso, passou as minas de carvão e os serviços de telefonia para o controle do Estado, aumentou a intervenção nos bancos e fez a reforma agrária,desapropriando grandes extensões de terras improdutivas e entregando-as aos camponeses.

Desde que assumiu o poder, Allende tinha em mente o projeto de construir um "caminho chileno para o socialismo".Assim provocou a oposição da direita e do governo norte-americano, que uniram suas forças para prejudicar sua política. Em 4 de setembro de 1972, Allende denunciou em vão, nas Nações Unidas, as tentativasnorte-americanas de desestabilização do Chile.

A situação econômica tornou-se catastrófica Os investimentos privados do Chile caíram e o desemprego aumentou velozmente. A população se revoltou e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FAculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!