Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Sausurre a línguagem é formada pela língua e pela fala, e serve básicamente ao processo de comunicação. e o seu aspecto social da línguagem é a língua . Já para Vygostyky é o contrário, a línguagem não é apenas uma forma de comunicação, e sim que atráves dela que se forma o pensamento,sendo assim o indivíduo. Vygostyky diz que a línguagem é tudo que envolve significado, mesmo que não secomunique está presente no sujeito.
Bakhtin para ele também a línguagem é muito importante nos processos mentais e ele salienta os aspectos contextual e social, para ele a língua e a fala não podem ser pensados uma sem a outra ou seja separadas,como pensava Sussurre pois estão ligadas indissolúveis.
Os surdos tem danos sociais, emocionais e cognitivos, pensando nisso é preciso desenvolver umametodologia de trabalho que seja adequada ás suas verdadeiras necesssidades.
É preciso entender que os surdos são diferentes dos ouvintes sendo assim a surdez é considerada como " uma deficiência não visível físicamente e que se limita a atingir uma pequena parte da anatomia do indivíduo" ou seja ausência, dificuldade ou inabilidade para ouvir, sons específicos, ambientais e os sons da fala humana(FERNANDES, 1989.p.38).
É necessário destacarmos que os surdos além de ser diferentes dos ouvintes também são diferentes entre si. Não podemos ter a ideia de que as crianças surdas constituem eum grupo homogênio, são várias diferenças entre eles, e em alguns casos maiores que as encontradas entre os surdos e ouvintes.
Perda condutiva: são patologias localizadas no ouvido externo e médio, e seusprincípais exemplos são introdução de corpos estranhos no ouvido, a má formação da orelha ou perfuração da membrana que envolve o tímpano.
Perda neurossensorial: É determinada no nervo coclear, elas tem causas pré-natais ou infecções.
Perda mista: É aquela que ataca ao mesmo tempo o ouvido médio e o ouvido interno.
A medicina diz que a surdez é medida em níveis do ligeiro ao profundo, e é tambémclassificada como deficiência auditiva e existem vários graus dessa perda.
Perda auditiva leve: Isto é seu efeito não tem tanta importancia desde que não progrida, usa-se aparelhos auditivos, tratamentos médicos ou círurgicos
Perda auditiva moderada: Ela pode interferir no desenvolvimento da fala e da línguagem, se forem usados aparelhos auditivos ela poderá receber informaçoes utilizando aaudição para o seu desenvolvimento tanto da fala como da línguagem.
Qualquer coisa estranha com a audição deve-se procurar um especíalista imediatamente se possível quanto mais cedo for diagnosticado o problema mais se terá chances de se obter êxitos.
Inclusão é uma estrátegia educacional importantíssima e exige formas de ação muito sérias, para que haja inclusão à verdadeiramente inclusão nas salasde aula regulares , há que se tenha mecanismos específicos e humanos, tanto de comunicação entre professores e alunos tanto surdos como também entre os alunos ouvintes,essa comunicação é que vai beneficiar a todos em geral, essa comunicação só terá resultados no processo de desenvolvimento da aprendizagem só se tornará viável quando forem respeitados as especificidades do aluno, quando suasnecessidades reais forem compreendidas.
Para que haja interação entre pessoas surdas e ouvintes, alguns elementos são muito importantes, entre eles a língua de sinais ou seja a Libras. A necessidade de que se formem cada vez mais educadores, profissionais qua sejam capazes de no cotidianao educacional, estimular nos sujeitos ouvintes um novo modo de repensar suas ações frente ao ensino-aprendizagempara que possa ser realmente um processo inclusívo.
A quantidade de alunos com alguma deficiência nas escolas regulares é muito grande e deve aumentar ainda mais com o passar do tempo. Os alunos com alguma deficiência auditiva da mais leve até a surdez, estão matrículados nas escolas da rede Estadual, em salas regulares, com a política de inclusão que foi desenvolvida pela Secretária de Estado...
tracking img