Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOS ADMINISTRADORES QUE GERENCIAM EMPRESAS DE BENEFICIAMENTO DO SAL: NO CASO DA SERV SAL.

Diégina Kelle Santos de Moura
Fabíola Raniélyssa Silva de Moura
Francisca Vanessa Almeida Silveira
Gildezia Nunes Medeiros Bezerra
Jaildson Fernandes de lima Sousa
Leudson Batista de Macedo




RESUMO

Este artigo visa apresenta uma pesquisa sobre as competências eas habilidades dos administradores que gerenciam empresas de beneficiamento do sal: no caso da Serv Sal, termos estes relacionados às atividades de fabricação, beneficiamento, comercialização, utilização e consumo, registrados na empresa Serv Sal localizada em Mossoró. Para isso recorreu-se a leitura de livro sobre o ensino de competências relacionadas ao segmento econômico e entrevistas comcolaboradores que atuam no administrativo. Afirma-se que são necessárias as competências administrativas, sociais, ambientais, sustentáveis e éticos. Para a aplicação das competências são apresentadas as habilidades que são: criatividade, capacidade de absorver idéias através de conversas com os colaboradores, flexibilidade, ações inovativas nos processos e ainda o bom relacionamento com fornecedores ecolaboradores.


Palavras-chave: Competências, Habilidades, Administradores.


INDRODUÇÃO

O ensino das competências e habilidades corresponde ao conhecimento teórico adquirido através da formação ou da experiência social, quanto as habilidades são a forma de aplicação do conhecimento teórico e ou obtido socialmente. Dentre as competências e habilidades necessárias no meioindustrial salineiro são listadas as necessidades sentidas pelo atual mercado que por sua vez são saciadas pela formação. Obter competências satisfatórias é poder proporcionar liderança com base técnica, conceitos humanos e ambientais.
A capacidade de arriscar é poder correr riscos calculados, o que está sempre ligado a informações sobre o segmento tendo como objetivo minimizar erros inerentes aoprocesso produtivo e administrativo, eliminando os impactos e desmistificando a complexidade do mercado. Partindo da questão que esse artigo deve apresentar as cinco competências e habilidades necessárias aos administradores que atuam na gestão de uma empresa do ramo econômico salineiro são: capacidade de liderança administrativa, conhecimento técnico teórico do segmento, responsabilidade sociale ambiental, sustentabilidade, ética profissional. Dentre as habilidades há a necessidade do bom relacionamento interpessoal com os colaboradores, criatividade, capacidade para inovar, ter saber absorver idéias dos colaboradores através do diálogo e a flexibilidade.


METODOLOGIA

Para a elaboração desse artigo foram feitos estudos de caso que possibilitou avaliar e comparar aorganização interna da Serv Sal, seus administradores e colaboradores através de entrevistas. Sendo utilizadas pesquisas bibliográficas, internet através de sites, além disso, adquirimos bases cientificas com os autores Moisés Batista da Silva e Edith Fernandes Souto postos nas obras Terminologia da indústria do sal no Rio Grande do Norte e a Importância da indústria salineira no Rio grande do Norte paraeconomia Brasileira, respectivamente.


RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os estudos das competências e habilidades nas empresas do ramo salineiro, vem proporcionando inovação no mercado atual, entretanto são as empresas quem industrializam e comercializam o sal, para isto estão atentos aos mais avançados equipamentos para tornar seus processos mais eficientes, eficazes e rápidos. A partir daatribuição de gestor foram realizadas entrevistas com os colaboradores da empresa salineira, Serv Sal, tais questões como: as cinco competências que o administrador acredita ser imprescindíveis a um gestor da área salineira:




Competência administrativa, ter conhecimento técnico sobre o segmento, saber formar e liderar equipe, ética profissional no ambiente de trabalho e...
tracking img