Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO
O diagnóstico de saneamento foi realizado no município de Rio Bonito, localizado às margens da BR 101, a 74Km da capital. No censo do ano de 2000 registrava-se uma população de aproximadamente 50.000 habitantes. Atualmente o IBGE estima uma população de 55.051 habitantes. Com o relevo bem acidentado, Rio Bonito é o município que apresenta as mais altas e numerosas serras, ocupando60% de todo seu território. Por esse motivo, os índices de chuva são os maiores do estado, com uma média de 2.000 mm ao ano. Cidade de clima tropical úmido, possui máximas de 38º graus no verão e mínimas que chegam a 8º graus no inverno.
O relevo é caracterizado pela presença de um maciço cristalino de topografia acidentada, não muito elevado, separado da Serra do Mar por uma depressão ocupada,em sua maioria, por aluviões. O seu relevo é bem acidentado, principalmente ao norte, onde se localizam as serras de Braçanã, Granadas, Taquaral, Boas Vistas e Derrubadas. Notam-se também, ao centro e ao sul, as seguintes elevações: os morros de Mourão e dos Sete Pinhais, as serras da Garganta, Tomascar, Catimbau, Tingui, Boa Esperança, Amar e Querer e Redonda. Na serra do Sambê está o ponto maiselevado do município, a 1.100m de altitude.

Na primeira parte desse diagnóstico visitamos a ETA do município, acompanhados do técnico José Rogério da Conceição Ramos, observamos todo o processo de tratamento da água daquela estação.
Terminada a visita à ETA, percorremos a cidade procurando observar as condições de limpeza urbana, seus pontos críticos, características dos elementos hidráulicosde saneamento (bueiros, bocas-de-lobo, etc.) e a topografia da cidade.
Realizamos também entrevistas com um funcionário da limpeza urbana do município e o diretor da empresa responsável pela limpeza de 60% da área do município, a Engetécnica Serviços e Construções LTDA. Tivemos acesso à dados como volume de lixo produzido, maiores geradores, rotina de limpeza e local de descarte.

2 - ESTAÇÃODE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA):
A ETA localizada na Serra do Sambê abastece a cidade captando água bruta de dois mananciais: Rio Bacaxá e Serra do Sambê.
Do Rio Bacaxá, pertencente à Bacia do Rio São João, a água é captada por bombeamento a 7Km da Estação por tubulações de 300mm e 400mm de diâmetro em uma vazão de aproximadamente 60l/s.
Da Serra do Sambê, a captação oriunda dos córregos Grande,Pinto, chuchu e Mineiros, é feita por gravidade à 2Km da ETA, em tubulações de 200mm e 300mm de diâmetro. As vazões de manancial variam em torno de 40l/s a 60l/se, podendo chegar a 80l/s em épocas de precipitações freqüentes.

manancial de captação da serra do Bambê

2.1 - FUNCIONAMENTO
No tocante ao tratamento, a água bruta chega à estação passando pela calha Parshall, no momento da visitacom uma vazão de aproximadamente 100l/s, para em seguida receber o coagulante (sulfato de alumínio) em uma concentração de 3mg de coagulante por litro de água bruta.
Nessa etapa do processo são recolhidas amostras e feita análise da água através do teste dos jarros (Jar Test), o que definirá, inclusive, a concentração de coagulante a ser aplicada.
SIMULAÇÕES DO LABORATÓRIO DE OPERAÇÕESParâmetros básicos analisados:
* Cor;
* Turbidez;
* pH;
* Alcalinidade
Etapas do teste dos Jarros:
* Mistura rápida: simula a coagulação. Nela o técnico adiciona diferentes concentrações de coagulante, em seis amostras. As concentrações variaram de 8mg/L a 18mg/L. Após a aplicação, o misturador é ligado em 100RPM durante 1 minuto para que o efeito da coagulação se efetue.
*Mistura lenta: simula a floculação. Após coaguladas, as amostras são novamente submetidas ao misturador, agora em 40RPM e durante 15 minutos.
* Decantação: nessa simulação as amostras ficam em repouso durante 15 minutos para que os flóculos decantem.

Misturador utilizado para o “teste dos jarros”
Após o teste dos jarros, as amostras são submetidas à análise do pH, através do pHmetro e em...
tracking img